Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdFRS - 29 de fevereiro a 7 de março

Entre as atrações culturais na primeira semana de março está o Desfile Oficial do Carnaval de São Leopoldo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Folia na CCMQ leva brincadeiras e marchinhas de carnaval para a Casa de Cultura Mario Quintana neste domingo (3) - Foto: Gabriel Sampaio

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.

Índice

Cinema e Audiovisual:

Música:

Literatura:

Teatro e dança:

Exposição, artes Visuais e oficina:

Festa, ar livre e programação especial:


Cinebancários 

Premiado documentário "Amanhã"  é o destaque da semana no CineBancários, de 29 de fevereiro a 6 de março, na sessão das 19h.

Exibido em competição no É Tudo Verdade e premiado no 27º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul (Melhor Longa Júri Popular), Amanhã, de Marcos Pimentel, investiga a realidade social do Brasil acompanhando um grupo de crianças em 2002, e depois, quando já são adultos, em 2022.

Universos sociais distantes são separados pela Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte. De um lado, uma favela, do outro, um bairro de classe média. A proximidade geográfica, no entanto, é contraposta pela distância social. O filme começa em 2002, quando Pimentel filma um grupo de crianças dos dois lados da barragem, abordando suas atividades cotidianas, seus sonhos e aspirações para o futuro. Duas décadas depois, ele volta, e reencontra os irmãos Julia e Christian. Assim como eles, o país não é o mesmo.

Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Capitólio

Entre as atrações na Cinemateca Capitólio, de 29 de fevereiro a 6 de março, está o cineclube Academia das Musas. A atividade acontece no domingo (3), às 17h30. O cineclube é um coletivo dedicado ao estudo de filmes dirigido por mulheres e apresenta a sessão de "A Estrada Distante", da diretora japonesa Sachiko Hidari. Após a sessão, ocorre um debate conduzido pela cineclubista Yasmin Borges. Entrada franca.

Confira  site os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim 

Entre os destaques da Cinemateca Paulo Amorim, de 29 de fevereiro a 6 de março, está a estreia de "Hamlet", premiado longa de Zeca Brito. 

Oitavo longa do realizador bajeense será exibido às 19h30, e fica em cartaz na Sala Eduardo Hirtz até a estreia comercial no dia 7 de março.

Em meio ao caos político no Brasil de 2016, os estudantes secundaristas se unem aos movimentos sociais e tomam as ruas em protestos. Testemunhando um golpe de estado, o Jovem Hamlet (Fredericco Restori) tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade.

A produção gaúcha conquistou cinco Kikitos no último Festival de Cinema de Gramado, além do prêmio de melhor direção no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires (FIDBA) e menção honrosa no festival português Cine Marginal.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Exposição "Trindade do tempo – ou, um Torus"

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), em parceria com o Banrisul e o Instituto Cultural Torus, apresenta a exposição "Trindade do Tempo - ou, um Torus". A mostra coletiva, com curadoria de Ío (Laura Cattani e Munir Klamt), faz parte das comemorações dos 70 anos do Margs e estará em cartaz de 9 de dezembro a 10 de março de 2024, nas Salas Negras do 1º andar expositivo do museu.

A exposição é composta pela obra "Trindade do Tempo", do duo de artistas Ío, que integra o Acervo Artístico do Margs. A série de fotografias acompanha o destino de três anéis lançados ao mar, representando ciclos temporais e movimento das marés. Os materiais utilizados, ouro e prata, evocam nostalgia, desejo e transitoriedade.

Local: 1º andar expositivo do Margs (Salas Negras) -  Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre
Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. 


Arte: Libindo Ferrás, Marinha n.19, 1921 / Foto: Fabio Del Re & Carlos Stein – VivaFoto


MACRS apresenta a exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS"

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), apresenta, a partir desta quinta-feira (29), às 18h, a exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS". A mostra tem curadoria de Mariana Prette e assistência de Isadora Heimig e estará em cartaz na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ela destaca o trabalho de 12 artistas renomados, como Carlos Vergara, Ena Lautert e Felix Bressan, e retrata a diversidade de gênero e raça, explorando materialidades e poéticas. 

O projeto curatorial foi concebido a partir do conceito de curadoria educativa, criado pelo professor e pesquisador Luis Guilherme Vergara (1996). O principal objetivo da curadoria educativa é tornar a arte acessível a um público diverso, tornando-a culturalmente ativa. Nesse sentido, foram selecionadas 13 obras de 12 artistas, com o intuito de representar a diversidade de gênero e raça, destacando as poéticas e materialidades presentes. O termo "materialidades" refere-se à exploração e reinterpretação de materiais do cotidiano, enquanto "poéticas" está relacionado às obras, permitindo a identificação de percepções políticas e afetivas dos artistas em suas produções. 

Local: Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
Visitação: de 1 de março a 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Informações este link.


Lia Menna Barreto (Rio de Janeiro/RJ, 1959) Tartaruga, 1990 - doação da artista / Foto: Fotografia VivaFoto


Exposição Casa e o Sopro

O Instituto Ling segue com a exposição A Casa e o Sopro, com 22 trabalhos de Cristina Canale, artista carioca estabelecida na Alemanha desde 1993. A exibição, com curadoria de Daniela Labra, reúne obras raramente vistas pelo público, sendo quatro delas inéditas, que revelam a marca autoral de Cristina, uma pintora madura, dona de uma linguagem visual própria e singular. A seleção conta com pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, em composições de cores vibrantes com elementos antropomorfos e botânicos.

A exposição segue até o dia  1º de junho, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca. 


Sopro, de 2023 / Foto: Alexander Janetzko


Ubu Tropical ,o novo espetáculo da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz estreia dia 3 de março

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz estreia, neste domingo (3), sua nova encenação de teatro de rua, Ubu Tropical. O espetáculo será apresentado às 17h no Parque da Redenção, próximo ao Monumento ao Expedicionário.

Os bufões do Ói Nóis Aqui Traveiz vão contar a história do Pai Ubu, símbolo do cinismo, destruição e estupidez. Em cena, as peripécias de uma personagem grotesca e cruel que, incitado por Mãe Ubu, assassina o Rei da Polônia e coroa a si mesmo, iniciando uma longa série de atrocidades que incluem traições, roubos, corrupção e assassinatos. Personagem ambicioso, covarde e irracional, o legendário Pai Ubu relembra, em chave humorística, o que o Brasil viveu nos últimos anos com um governante autoritário e demente.

A montagem de Ubu Tropical faz parte do Projeto Arte Pública - Criação e Formação. Uma realização da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e Ministério da Cultura com recursos da emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL).


Ubu Tropical / Foto: Eugênio Barbosa


Grupo Cuidado que Mancha apresenta espetáculo teatral Choros, risos e fraldas: maternidade em Dose Tripla

Na próxima quinta-feira (7), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Grupo Cuidado que Mancha vai apresentar o espetáculo teatral Choros, risos e fraldas: maternidade em Dose Tripla no Teatro do Sesc Alberto Bins (Av Alberto Bins, 665 – Centro – Porto Alegre).

As atrizes Lolita Goldshimdt, Lorena Sanchez e Raquel Grabauska reúnem suas histórias em um único espetáculo que traz desde o primeiro encontro com todas as incertezas do mundo de mãe. Três atrizes, mulheres, mães rindo e chorando. Uma fala e todas entendem. A maternidade é linda e assustadora, doída e doida, cansativa e revigorante. Isso é motivo de riso. E de choro. E de chorar de rir. Raquel também assina a direção e a produção.

Além do espetáculo, na entrada do teatro haverá uma feira com os produtos feitos pelas mães do projeto social Mãos de Mães na edição especial da semana da mulher.

Ingressos disponíveis no Sympla. R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) para maiores de 60 anos, estudantes, classe artística, PCD, comércio/serviço e empresários.


Lorena Sanchez / Foto: Kátia Bressane


Uma tarde de "Folia na CCMQ"

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e a Biblioteca Lucília Minssen, realizarão uma tarde de "Folia na CCMQ". O evento será neste domingo(3), a partir das 14h, e vai contar com atividades para todos os públicos e entrada gratuita.

A concentração para a folia será no quinto andar da Casa, próximo à passarela onde está a escultura do pássaro do livro de Mario Quintana, Pé de Pilão. O bloco infantil, inspirado nas personagens da obra, será organizado pela equipe do projeto Educativo, que irá customizar máscaras, distribuir adereços e instrumentos musicais. Às 14h30, o bloco iniciará seu desfile pelos andares, descendo em direção à Travessa dos Cataventos, com muitas brincadeiras e marchinhas de carnaval ao longo do percurso.

Programação 

Concentração do bloco "Pé de Pilão"
Horário: 14h | Passarela do quinto andar, próximo à escultura do pássaro do Pé de Pilão

Desfile do bloco Pé de Pilão
Horário: 14h30 às 15h | Descendo pelos andares da CCMQ

Bailinho de Carnaval com a DJ Adriana Banana
Horário: 15h às 16h30 | Travessa Rua dos Cataventos

Pintura Facial
Horário: 15h30 às 16h30 | Térreo da ala oeste, com distribuição de senhas  

Desfile e Concurso de Fantasias com Carmem Henke
Horário: 16h30 às 17h30 | Biblioteca Lucília Minssen

Bloco "No caminho te explico"
Horário: 17h às 19h | Travessa Rua dos Cataventos

Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre)


Carnaval / Foto: Isadora Quintana


Carnaval de Rua das crianças em Porto Alegre

Neste domingo (3) o Carnaval de Rua de Porto Alegre traz o Circuito das Famílias, organizada pela Pró Bloco. A proposta é relembrar os antigos carnavais, reunindo crianças e familiares como uma forma também de perpetuar a alegria dos blocos nas novas gerações. A folia começa a partir das 13h30, na Praça Estado de Israel, no Menino Deus – com programação gratuita e aberta a toda a população. Passarão por lá o Bloquinho Infantil Crionças, Bloco do Pirulito, Do Jeito que tá vai e Bloco da Praça.

O próxima final de semana, dias 9 e 10 de março, marca o encerramento da folia na capital gaúcha. No sábado (9), mais uma oportunidade para as famílias: desta vez na Praça das Nações, no Bairro Petrópolis. A programação inclui Toque de Comadre, La Brasa Lunera, Maracatú Truvão e Bloco Afrosul Odomodê.

Domingo (10), a última data dos circuitos de blocos organizados pela Pró Bloco, terá blocos reconhecidos e importantes no cenário cultural de Porto Alegre: Não Mexe Comigo que eu não Ando Só, Bloco do Beijo, Bate Sopra, Bloco Gurizadaí – Misturaí, Magma Groove, Avisem a Shana, Filhos do Cumpade Washington, No Caminho te explico e Tecknão - Boa Noite Cinderelo. A programação inicia às 11h, na Edvaldo Pereira Paiva (próximo à entrada do Parque Harmonia), com expectativa de reunir mais de 30 mil pessoas.

Em caso de chuva, a programação será transferida.


Bloquinho Crionças / Foto: Adri Marchiori


Mostra "Cia Rústica 20 anos: o começo"

Nos meses de março e abril, a mostra Cia. Rústica 20 anos — o começo vai comemorar as duas décadas da trupe, um dos grupos teatrais mais premiados do Rio Grande do Sul. Entre as atrações, estão espetáculos, a estreia de um documentário e uma oficina de montagem. Será uma celebração dupla. É que toda programação será realizada na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico de Porto Alegre), que está completando um ano de atividades. 

Confira a programação completa no site da Cia Rústica.


"Cabaré Desejos" / Foto: Adriana Marchiori


Desfile Oficial do Carnaval de São Leopoldo acontece neste sábado (2)

O Desfile Oficial do Carnaval 2024 de São Leopoldo (RS) acontecerá no sábado (2), na avenida Dom João Becker, Passarela do Samba Tom Astral. As Escolas de Samba vão trazer a história do município com a imigração alemã e o bicentenário da cidade.

A corte do Carnaval é formada pelo rei Momo Luan Fernandes, a rainha Vanelise da Silva, primeira princesa Marla Deber Selenti e segunda princesa Thayná Brito. Durante o desfile, as soberanas da São Leopoldo Fest também estarão na passarela com a rainha Mariana Brandolt, a primeira princesa, Jéssica Gomes, a segunda princesa, Chaiane Pipper Alves, e a Oma Amália Sauter. 

A abertura oficial acontece a partir das 21h e a ordem de entrada na Passarela Tom Astral é:

21h30 - Alambique Leopoldense
22h40 - Império do Sol
23h50 - Estação Primeira de São Léo
01h - Acadêmicos Verde e Rosa
02h10 - Leões da Feitoria
03h20 - Imperadores do Sul


Carnaval de São Leopoldo / Foto: Divulgação


Tiago Dezordi se apresenta no Gravador Pub

Uma história que começa nos saudosos anos 90 como um bom e velho hobby e que ganha força e ares de chamado de vida a partir da pandemia. O músico gaúcho Tiago Dezordi chega a Porto Alegre na próxima semana para apresentar o show de lançamento do seu primeiro disco, sábado (2), às 20h, no Gravador Pub (Rua Conde de Porto Alegre, 22 - São Geraldo, em Porto Alegre).

Os ingressos antecipados já estão a venda pelo site do Gravador Pub, nos seguintes valores: R$ 50,00 (cheio/apoiador), R$ 30,00 (social mediante a 1kg de alimento) e R$ 50,00 (após às 18h do dia do show).


Tiago Dezordi / Foto: Alysson Santos


Exposição Juruti – Festival das Tribos

Nesta sexta-feira (1°), às 18h, na Pinacoteca do Instituto de Artes da Ufrgs, abre a exposição fotográfica Juruti – Festival das Tribos, que reúne registros visuais feitos em 2023 pelo fotógrafo e cineasta paraense Alexandre Baena, de um dos maiores eventos dos povos tradicionais da Amazônia Brasileira, o Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal. Festa cultural realizada sempre no último fim de semana do mês de julho ou início de agosto no município de Juruti, oeste do Pará, o evento resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa da cidade.

A exposição fotográfica itinerante abriu em fevereiro em Brasília e, depois de Porto Alegre, seguirá para Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Belém, e terminará no mês de julho em Juruti, durante as comemorações dos 30 anos do Festribal.

Visitação: até 20 de março, de segunda a sexta, das 10 às 18h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da Ufrgs (Rua Sr. dos Passos, 248, 2° andar – Centro Histórico, Porto Alegre)
Classificação indicativa: livre
Ingresso: entrada franca


Exposição Juruti / Foto: Divulgação


Ocre Galeria inaugura Terrosos

A Ocre Galeria, dando continuidade à programação de 2024, inaugura na próxima terça-feira (5), das 18h às 21h, a exposição Terrosos, de Carusto Camargo. A mostra reúne uma série de vasos, volumes disfuncionais, entre o escultórico e o cerâmico, elaborados a partir da revisitação de 35 anos de produção e atuação do artista no campo da cerâmica, das artes e do ensino.

Onde: Ocre Galeria | Rua Demétrio Ribeiro, 535, Centro Histórico de Porto Alegre.

Quando: Abertura dia 5 de março de 2024, terça-feira, das 18h às 21h. Visitação de 6 a 30 de março de 2024, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30.

Quanto: Entrada franca.


Obra da série Terrosos, fruto do pós-doutoramento em Portugal / Foto: Joana Torgal


Quando o jornalismo encontra a literatura

As conexões entre jornalismo e literatura, pesquisa de campo e processo de criação literária, a escrita e a produção do livro, assim como mercado editorial e formação de novos leitores estarão na pauta do bate-papo "Quando o jornalismo encontra a literatura". A promoção é da Carta Editora em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e ocorre nesta quinta-feira (29), às 19h, no Bar da ARI.

Com entrada franca, o encontro terá como foco o livro Círculo de Sangue, sucesso editorial do jornalista Tom Belmonte, que irá falar sobre as marcas do jornalismo na sua escrita e o gênero policial na literatura, entre outros temas. O encontro terá mediação do jornalista Humberto Trezzi, que assina o prefácio do livro.

O Bar da ARI fica na sede da associação: Edifício Alberto André - Av. Borges de Medeiros, 915 - Centro Histórico de Porto Alegre.


Tom Belmonte / Foto: Laura Arezio


15ª edição do Festival de Música de Porto Alegre

Em sua 15º edição, o Festival de Música de Porto Alegre já é um clássico. Muitas músicas que hoje são parte da história da cidade foram selecionadas e premiadas neste evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, através da Coordenação de Música. As eliminatórias se iniciam neste sábado (2) e seguem ao longo do mês, dias 9, 16 e 23, sempre às 20h, com a grande final dia 31 de março, às 18h. As prévias serão realizadas nos bairros Zona Sul, dia 2; Zona Norte, dia 9; Zona Leste dia 16 e Zona Oeste dia 23. A grande finalíssima será realizada na Praça da Alfândega, dia 31 de março. A entrada é franca.

Programação :

Eliminatórias dias 2, 9, 16 e 23 de março, sábados, às 20h
Final dia 31 de março, na Praça da Alfândega (Centro de Porto Alegre), às 18h
 
2 de março - Associação do Comércio e Indústria da Restinga (ACIR) – Rua Álvaro Difini, 400
9 de março - Anfiteatro do SEST SENAT – Av. José Aloísio Filho, 695
16 de março - Teatro da AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311
23 de março - Teatro de Câmara Tulio Piva – Rua da República, 575
31 de março - Parque Farroupilha

Entrada franca


Grupo Resenhou Samba se apresenta no sábado (2) / Foto: Jader Rodrigues


MACRS inaugura exposição sobre corpo e gênero

O Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), inaugura, na próxima terça-feira (5), a exposição "Ilusões e Fantasias". A atividade ocorre a partir das 18h, na Fotogaleria Virgílio Calegari, localizada no 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), como parte das celebrações pelos 32 anos do Museu.

A mostra, com curadoria de Arthur Bonfim Carmo, reúne obras do acervo do MACRS e de três artistas convidados: Artur Ferreira, Alga Menegat e Lai Borges. Por meio de diferentes linguagens, os trabalhos apresentam as estratégias e elaborações dos artistas na vivência de um mundo que ainda molda os modos de expressão de si mesmos.

Local: Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da CCMQ - Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre
Visitação: de 06 de março a 28 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. 

Entrada gratuita.


Sandro Ka (Porto Alegre/RS, 1981) Desperto, 2010 - doação do artista / Foto: Fotografia VivaFoto


Tablado Andaluz promove tarde de arte flamenca e gastronomia espanhola

Neste sábado (2), o Tablado Andaluz abre suas portas para o público com arte flamenca e gastronomia espanhola, proporcionando uma experiência tanto para quem já está inserido no universo flamenco quanto para quem tem vontade de vivenciar. 

O evento Puertas Abiertas inicia às 15h na sede do Tablado (Venâncio Aires, 556 – Porto Alegre) com charla sobre a história do Flamenco e mesa de tapas e rodada de sangria. Na sequência, às 16h30, acontece um aulão de dança flamenca, ministrado pela diretora, coreógrafa e professora Andréa Franco para todos os níveis de conhecimento. A escola disponibiliza sapatos e saias para o encontro. Também haverá sorteio de artigos flamencos (bolsa, saia e leque).  

A entrada é franca. Maiores informações pelos telefones (51) 3311-0336 e (51) 99873-0809.  


Andrea Franco / Foto: Claudio Etgges


Mulheres Apaixonadas no "Ocidente Acústico" 

Amanda Gabana e Gabriela Lery são duas mulheres de vinte e tantos anos que levam vidas solitárias, mas nem um pouco monótonas. Em um dia aparentemente comum, seus caminhos se cruzam e elas se vêem arrebatadas por uma paixão à primeira vista, que logo se transforma em um épico romance.

Seriam elas suas metades da laranja? É o que as pombinhas se perguntam em Mulheres Apaixonadas, um espetáculo musical recheado de sucessos que embalaram cenas icônicas das novelas brasileiras, que costuram as tramas e os dramas das diferentes fases desse amor.

A apresentação acontece na próxima quinta-feira (7), às 21 horas. 

Ingressos:
Solidário -  (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 35,00. Válido para vendas antecipadas.
 
Lista Afirmativa (lote exclusivo para pessoas Pretas, Indígenas, Trans e Travestis): R$ 25,00. Valido para vendas antecipadas.
 
Meia-Entrada: R$ 25,00.
Inteira: R$ 50,00.


Amanda Gabana e Gabriela Lery / Foto: Isadora Quintana


Exposição "Transcendendo Barreiras"

A segunda etapa do projeto "Transcendendo Barreiras", uma iniciativa que visa promover a inclusão e empoderamento de pessoas trans através da arte da fotografia acontecerá nesta sexta-feira (1º), às 19h30, na sede do Sintrajufe (R. Marcílio Dias, 660 - Menino Deus, Porto Alegre). Na ocasião, será inaugurada a Exposição Fotográfica Transcendendo Barreiras.

Ainda, painelistas falarão sobre temas pertinentes, como:

• Hack Basilone – representando a Parada Livre – falará sobre: “LGBTQIA+ Necessidade e Organização da Militância”;

• Ágata Mostardeiro – indicada pelo Comitê Pagu, representando a primeira etapa do projeto – falará sobre: “Pessoas Trans na Política”

• Cléo Soares – indicada pelo Comitê Pagu, representando a segunda etapa do projeto– falará sobre “Mercado de Trabalho para Pessoas Trans – dificuldades, necessidades e perspectivas”;

• Gabriela Piardi – advogada especializada em Direitos Humanos e militante feminista – falará sobre "Direitos LGBTQIA+ : avanços e retrocessos"

Após os debates, ocorre confraternização com apresentações artísticas e musicais, com a presença de Geovanna Shanshys, Ísis Bragança, Rita K. e Zendaya Banjo, que estará lançando seu mais novo trabalho musical, o disco Transcendência
Pt.1.

Evento terá a presença do Brechott, de Alice Padilha.


Oficina de Teatro para crianças 

Arteira Teatro, projeto autoral de encontros teatrais, inicia uma turma de aulas regulares, no espaço MEME Estação Cultural, a partir da próxima terça-feira (5). Facilitada pela professora, atriz e palhaça, Camila Barra, a oficina terá como base jogos teatrais e improvisos. Os encontros serão semanais, de 1h30 cada, para crianças entre 6 e 12 anos. A primeira aula pode ser feita gratuitamente.

A proposta da Arteira nasceu em 2022 no Rio de Janeiro, a partir da experiência da artista. Camila Barra é formada em Licenciatura em Teatro pela Unirio e atua há cinco anos como professora de teatro e oito como artista na Minha Dupla Cia, focando no universo infantil. Em 2023, a artista trouxe o projeto para Porto Alegre, firmando parceria com o MEME, espaço cultural que existe há 20 anos na Cidade Baixa.

Local: Meme Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176, Cidade Baixa – Porto Alegre);

Inscrições: (51) 98257.0024 ou no site www.centromeme.com.br;

Investimento: Aula Experimental Gratuita - Mensalidade R$ 240 (quatro encontros por mês, de 1h30 cada).


Oficina de teatro / Foto: Joselia Frasão


Kelvin Koubik realiza evento de despedida de seu ateliê 

O evento de despedida do ateliê Kelvin Koubik acontece neste sábado (2), das 15h às 20h, e recebe o público em meio à arte visual e à música.

Mais que um local de trabalho, para o muralista Kelvin Koubik o ateliê é o refúgio para mergulhar em reflexões íntimas e o catalisador de sua jornada. Em 2014, o artista tornou-se um dos primeiros residentes do Vila Flores, um centro cultural e comunidade de práticas criativas e colaborativas de Porto Alegre. Por lá, encontrou o ambiente ideal para o desenvolvimento de seus processos artísticos e estreou o seu ateliê. No entanto, neste final de semana, esse ciclo se encerra e o espaço que abrigou uma década de sua carreira é aberto ao público pela última vez.

A festa de encerramento conta ainda com a presença do DJ Mosquito, que fortalece a Black Music e a cultura Hip Hop há 20 anos. Sua discotecagem dará vida às músicas que agitam o pátio do centro cultural, com mixagens avançadas e técnicas performáticas, envolvendo o Rap Golden Era e Old School, Funk, Soul Boogie, Disco e House.

A despedida tem entrada gratuita e acontece no Vila Flores (Rua São Carlos, 759, Floresta, Porto Alegre). O Armazém da Rita estará aberto no local, com opções de lanches salgados e doces, cafés e bebidas diversas. Em caso de chuva, o evento será transferido.


Kelvin Koubik / Foto: Denison Fagundes


 
 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira