Rio Grande do Sul

Show Virtual

Los 3 Plantados lança canção em debate no Dia Nacional da Doação de Órgãos

Projeto Cultura Doadora, criado em 2012 pela Fundação Ecarta, reforça a importância do tema com bate papo e música 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Bate papo acontece neste domingo (27), com transmissão online a partir das 19h - Fernanda Chemale | Divulgação

O número de doadores de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul caiu significativamente por conta da pandemia. Dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam uma queda de 24% no número de transplantes de órgãos, e 54% no de tecidos. Com objetivo de reforçar a importância do tema, o Cultura Doadora, projeto permanente da Fundação Ecarta, promove neste domingo (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, um bate-papo sobre a formação de uma cultura para doação de órgãos e tecidos. O evento, com transmissão online, acontecerá a partir das 19h.

Durante o evento haverá o lançamento do clipe da canção "E ninguém larga a mão de ninguém", composta na semana passada por Bebeto Alves, um dos integrantes da banda Los 3 Plantados. A nova música tem participação especial de Luciano Albo, no baixo, Diego Dias, no acordeon, e Lúcio Dorman, nos teclados. O clipe foi produzido pela Reverver.

A Los 3 Plantados é formada pelos músicos Bebeto Alves, Jimi Joe e King Jim, transplantados que, por meio de composições musicais, compartilham experiências vividas em torno da doação de órgãos, além de incentivar, de forma sensível e artística, as famílias a dialogarem abertamente sobre o processo de autorização no momento de doar.

A mediação do bate papo será pela jornalista Glaci Borges, que coordena o projeto. O evento pode ser acompanhado pelo facebook do projeto.


Card de divulgação do evento / Reprodução

Transplantes realizados 

De acordo com a SES foram realizados, nos oito primeiros meses de 2019, 467 transplantes de órgãos e 877 de tecidos no Rio Grande do Sul. Neste ano, no mesmo período, foram 356 e 400, respectivamente. Em todo o Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam queda de 37,1% nos transplantes este ano, frente aos resultados de 2019. O declínio é relativo ao período de janeiro a julho. No ano passado, foram realizados 9.952 procedimentos e agora o registro foi de 5.827 cirurgias.

 

Edição: Marcelo Ferreira