Rio Grande do Sul

Show Virtual

Pedro Longes é a atração do projeto Ecarta musical deste sábado (20)

Com repertório autoral, apresentação celebra o retorno do músico ao Brasil

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O show tem transmissão neste sábado, às 18h - Luis Ferreirah

Para celebrar seu retorno ao país, após viver quatro anos em Santiago do Chile, e passando por cidades como Buenos Aires e Montevideo, o músico gaúcho Pedro Longes será atração do Ecarta musical deste sábado (20). 

Com início a partir das 18h, o show online traz repertório autoral em formato voz, piano e violão. Longes busca ressignificar trabalhos anteriores, desde o primeiro disco, Conexión, lançado em 2015, e apresenta canções autorais inéditas em arranjos intimistas, como Samba Erudito, que mistura melodia sincopada de samba com piano e influências que vão de Chopin a Charly Garcia. Em Nós Hemos de Vir, aborda assuntos político-sociais e do meio ambiente, em contraste a um refrão existencial com tom de esperança.

Constam também no repertório, as canções Hermosa, Lares Quebrados e Destino, além das parcerias com Daniel Mueller e Luis Alberto Spinetta em Cavalos no Quarto e Durazno Sangrando. A apresentação é transmitida pelas redes sociais da Fundação Ecarta (Instagram Facebook), além do YouTube, com acesso gratuito.

Um pouco mais sobre o músico

Pedro Longes estudou composição e arranjo com o músico chileno Oscar Torres, além de ter cursado canto popular no Instituto ProJazz Chile. Em 2018, lançou o álbum Longes Canta Spinetta, celebrando um dos maiores nomes da música argentina e latino-americana: Luis Alberto Spinetta (1950-2012). Acompanhado por uma banda formada por músicos chilenos, o álbum traz oito canções de Spinetta na voz de Longes, em novos arranjos e com letras traduzidas poeticamente ao português.

Sobre o Projeto 

O Ecarta Musical integra um dos cinco projetos permanentes da Fundação Ecarta. Instituído em 2005, tem como objetivo valorizar os músicos e a produção musical do Rio Grande do Sul. Os shows têm entrada franca e acontecem quinzenalmente, na sede da Ecarta em Porto Alegre, porém, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, esta edição passa a ser transmitida virtualmente.

Em 2011, a Ecarta estendeu o projeto também ao interior do estado. Além de show, o projeto promove palestra, debate, curso, entre outras atividades na área da música. O Ecarta Musical recebeu homenagem especial em 2015 no Prêmio Açorianos de Música pelo seu 10° ano de atividades ininterruptas, valorização dos artistas e formação de público. A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta é uma entidade instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS). 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira