Rio Grande do Sul

CULTURA

Espetáculo Alma Única abre programação drive-in “Natal é Arte” de Montenegro

Ingresso é solidário mediante a doação de 2kg de alimento não perecível; espetáculo também será transmitido ao vivo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Espetáculo apresenta entrelaçamentos entre um recital de Música de Câmara, com voz e balé, que transita do erudito ao popular - Cláusio Etges

A apresentação ao vivo do espetáculo Alma Única, que será realizado dia 11 de dezembro no Campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), vai marcar a abertura da programação “Natal é Arte” e a estreia de espetáculos para o público de Montenegro e região, no formato drive-in. Desde o início da pandemia, somente filmes foram exibidos nesse formato.

A apresentação integra a programação Natal é Arte, que tem como objetivo levar o espírito natalino ao público com toda a segurança. O ingresso será solidário, mediante a doação de 2kg de alimento não perecível. O espetáculo também será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube.

O espetáculo Alma Única

Com direção de produção e coordenação da professora Therezinha Petry Cardona, direção musical do flautista, professor e maestro Tita Sartor, o elenco é formado por artistas de Montenegro. O espetáculo apresenta entrelaçamentos entre um recital de Música de Câmara, com voz e balé, que transita do erudito ao popular; entre a alma brasileira e a universal, evocando o caráter expressivo e artístico da música e da dança, através dos sons, palavras e gestos.

Reúne pérolas do repertório erudito europeu, reverencia o tango de Astor Piazzolla e o colorido da música brasileira, de Pixinguinha a Villa-Lobos.

As intervenções da bailarina Débora Brandt Alencastro, aliadas às diferentes combinações dos intérpretes, com destaque para a voz da soprano Rosimari Oliveira, a harpa de Leandro Cardona, instrumento com uma sonoridade de rara beleza, a excelente flauta de Tita Sartor, o violão de Marcos Corrêa e a percussão de Arlei Mont`Negro tornam o espetáculo digno da reunião de linguagens tanto do ponto de vista conceitual como estético.

Sublinhado pela iluminação especialmente criada por Carol Zimmer, o espetáculo representa a sinergia artística envolvendo a dança, o canto e a música de câmara, levando para o público a possibilidade de uma apresentação com a intensidade e a riqueza que as linguagens da dança e da música entrelaçadas propiciam.

“Nós do Alma Única pensamos na visão plástica do espetáculo, onde tudo se integra”, diz a soprano Rosimari Oliveira.

“O espetáculo, através da sua diversidade, busca construir no espectador um enredo imaginário de encantamento e encontro artístico entre a música, a dança e o canto”, afirma o diretor musical e flautista, Tita Sartor.

A bailarina Débora Brandt de Alencastro diz que o Alma Única traz para a cena uma conversa direta com a música e a dança, onde ambas ocorrem no palco simultaneamente e, de certa forma, a dança está abraçada pela música. “O espetáculo traz um certo aconchego neste concerto com seu repertório cuidadosamente selecionado e atenciosa condução cênica”, ressalta Débora.

Com realização da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-Fundarte, Associação Amigos da Fundarte, Serviço Social do Comércio-Sesc Montenegro, Universidade de Santa Cruz do Sul-Unisc Montenegro e Prefeitura Municipal de Montenegro, o espetáculo Alma Única tem a coordenação geral assinada por Máicon de Oliveira e incentivo da Lei Rouanet, via Ministério do Turismo, com patrocínio da Panvel e da Vibra.

Serviço

Espetáculo Alma Única – Natal é Arte

11 de dezembro de 2020 – 20h

Campus da UNISC – Montenegro - Telefone: 51 3649-4124

Estrada Antônio Ignácio de Oliveira Filho, 1020

Capacidade de lotação: 60 carros

Ingresso Solidário – Doação de 2kg de alimento não perecível por carro

Retirada de senhas no Sesc Montenegro a partir de 3 de dezembro

Classificação livre

Transmissão ao vivo:

YouTube da Fundarte

www.facebook.com/Fundarte

www.facebook.com/sescmontenegro


SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira