Rio Grande do Sul

Pesquisa e música

Projeto Sambaobá apresenta nesta quarta a compositora Patrícia Di Guyan de Uruguaiana

Em cinco lives, Glau Barros traz cantoras, intérpretes e instrumentistas identificadas em estudo feito em cinco cidades

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A cantora e compositora Patrícia Di Guyan é a próxima atração do projeto “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba” - Divulgação

A cantora e compositora Patrícia Di Guyan, residente em Uruguaiana, é a próxima artista identificada pela pesquisa que a atriz e cantora Glau Barros vem empreendendo por meio do projeto “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba”. O projeto tem como propósito mapear a presença de mulheres compositoras no samba do Rio Grande do Sul.

A live ocorre nesta quarta-feira (4), às 20h. A transmissão é pelo canal Glau Barros, no YouTube (clique para acessar).

O projeto “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba” foca sua investigação em cinco cidades gaúchas: Gravataí, Pelotas, Uruguaiana, São Borja e Rio Grande. O projeto é viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.

Confira a live de abertura do projeto:

Sobre Patrícia Di Guyan

Nascida no Rio de Janeiro e radicada há 15 anos em Uruguaiana, Patrícia de Brito Francisco, de nome artístico Patrícia Di Guyan, 50 anos, começou sua carreira profissional como cantora há 22 anos no RJ, em pequenos eventos e bares. Acompanhava seu marido, o cantor e compositor Cizinha do Cavaco, em apresentações de teclado e voz. Nas décadas de 1980 e 1990, participou ativamente do circuito de rodas de samba, cantando com bambas como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Luiz Carlos da Vila, Ivone Lara, Beth Carvalho e Reinaldo.

Entre 2000 a 2002 foi coreógrafa da comissão de frente da escola de samba Boêmios de Inhaúma, do grupo de acesso do Rio de Janeiro, e em 2004 assumiu a coreografia da comissão de frente da escola de samba Sossego de Niterói/RJ.  

Em 2006 participa, pela primeira vez, do Carnaval de Uruguaiana, quando compõe o samba-enredo da Unidos da Ilha do Marduque, desfilando também como passista. Em 2007, desfila pela escola Deu Chucha na Zebra e decide se fixar na cidade gaúcha. Em 2008, desfila na harmonia da escola Deu Chucha na Zebra e na harmonia da escola de samba Imperatriz Itaquiense, em Itaqui, onde deu aula de samba para mais de 40 alunas nos meses que antecederam o Carnaval de Itaqui.

A partir de 2009, torna-se vocalista do grupo Conexão Rio-Uruguaiana, apresentando-se em Itaqui, Bagé e Uruguaiana. Abriu shows como do saudoso Delegado da Mangueira e Jorginho do Império, entre outros. Em 2013 lançou o CD e gravou o primeiro DVD do Grupo Conexão Rio Uruguaiana no Teatro Municipal de Uruguaiana. Desenvolve intensa participação na vida cultural de Uruguaiana, promovendo e realizando shows que buscam divulgar o samba.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko