Rio Grande do Sul

Cultura Viva

Diálogos Contemporâneos: Fabrício Carpinejar hoje (16) e Renato Janine Ribeiro na quarta (17)

Confira os assuntos que serão debatidos e como assistir o evento presencial que terá também transmissão online

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Fabrício Carpinejar e Renato Janine Ribeiro são os próximos convidados no Projeto Literário Diálogos Contemporâneos - Foto: Divulgação

Projeto Diálogos Contemporâneos inicia a terceira semana em Porto Alegre, recebendo Fabrício Carpinejar e Renato Janine Ribeiro.

Na terça-feira (16), o jornalista e patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2021, Fabrício Carpinejar, aborda o tema "Liberdade, melancolia e dor em um mundo em mutação", em conversa mediada pelo psicanalista Mário Corso. 

Já na quarta-feira (17), será recebido Renato Janine Ribeiro, para falar sobre "Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo", tendo a escritora Jane Tutikian como mediadora.

Os encontros são realizados sempre às 19h, no Theatro São Pedro, e têm entrada gratuita. A distribuição de ingressos ocorre a partir das 18h, por ordem de chegada e limitados a apenas um por pessoa.

Também haverá transmissão online ao vivo pelo canal do Diálogos Contemporâneos no YouTube.

Em todas as sessões é obrigatório o uso de máscara durante a permanência no evento. Haverá álcool em gel disponível no hall de entrada, onde será feita medição de temperatura para ingresso no local. Também será exigida a apresentação de passaporte vacinal, conforme determinação do governo do RS. 

Detalhes da programação

Terça-feira (16) - "Liberdade, melancolia e dor em um mundo em mutação".

Fabrício Carpinejar (conferencista): Patrono da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre (2021), escritor, cronista do jornal "O Tempo" e comentarista do programa de TV "Encontro com Fátima Bernardes". Autor de 47 livros, recebeu mais de 20 prêmios literários, sendo duas vezes o Prêmio Jabuti.

Mário Corso (mediador): Psicanalista e autor de “Monstruário – Inventário de Entidades Imaginárias” e “Mitos Brasileiros”, trabalho que recebeu menção honrosa do Prêmio Jabuti 2003. Também escreveu “Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis” e o livro de crônicas “O Lacaniano de Passo Fundo”, além da publicação infantil “A história mais triste do mundo”, vencedora do Prêmio Açorianos 2015 na categoria Infantil. Mário é, ainda, colunista do jornal Zero Hora. 

Quarta-feira (17) - "Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo". 

Renato Janine Ribeiro (conferencista): Filósofo, escritor e professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP). Ex-ministro da Educação. Autor, entre outros, de “A Sociedade contra o Social” (Prêmio Jabuti de 2001), “A Boa Política” (2017) e “Ao Leitor sem Medo” (1984). Foi professor visitante na Universidade de Columbia (EUA) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

Jane Tutikian (mediadora): Autora de contos, ensaios, novelas e literatura infanto-juvenil. Membro da Academia Literária Feminina e da Academia Rio-Grandense de Letras, tem participação em antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol. Ganhou importantes prêmios literários, como Jabuti e Açorianos. Organizou mais de 20 livros no meio acadêmico, sendo responsável pelas obras completas de Fernando Pessoa e Florbela Espanca.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko