Rio Grande do Sul

Cultura Viva

Mary Del Priore e Fernando Morais encerram o Projeto Literário Diálogos Contemporâneos

Os encontros que finalizam o ciclo acontecem nesta segunda (29) e terça (30), às 19h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Durante todo mês de novembro, dois encontros semanais serão realizados. - Foto: Divulgação

O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos encerra o ciclo de encontros nesta semana. Os convidados que vão ao Theatro São Pedro são Mary Del Priore e Fernando Morais, na segunda (29) e terça-feira (30), respectivamente.

Na segunda-feira (29), a escritora e historiadora Mary Del Priore debate sobre "A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira". A mediação da conferência é com a advogada especializada em direito das mulheres Gabriela Souza.

Na terça-feira (30), o jornalista e escritor Fernando Morais encerra as atividades do Diálogos Literários Contemporâneos na capital gaúcha com o tema "Guerras culturais: corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade". Na ocasião, a mediadora será a professora Juçara Dutra Vieira.

A distribuição de ingressos ocorre a partir das 18h, por ordem de chegada, limitados a apenas um por pessoa. Também haverá transmissão ao vivo através do canal do Diálogos Contemporâneos no YouTube.

Em todas as sessões é obrigatório o uso de máscara durante a permanência no evento. Existe disponibilidade de álcool em gel no hall de entrada, onde é feita medição de temperatura para entrada. Também é exigida a apresentação de passaporte vacinal, conforme determinação do Governo do Estado do RS.

Participantes e temas

Segunda-feira (29) - "A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Mary Del Priore (conferencista): historiadora, pós-doutora pela École des hautes études en sciences sociales (EHESS, Paris/França). Autora de mais de 50 livros sobre a história do país, entre eles "Uma Breve História do Brasil", "Histórias da Gente Brasileira" e "Histórias do Amor no Brasil".

Gabriela Souza (mediadora): advogada feminista, especialista em direito das mulheres, professora e sócia fundadora do primeiro escritório de advocacia para mulheres do Sul do país. É, ainda, coordenadora jurídica do #metoobrasil, sócia da Escola Brasileira de Direito das Mulheres.

Terça-feira (30) - "Guerras culturais: corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade".

Fernando Morais (conferencista): jornalista e escritor, recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo. É autor, entre outros  livros, de "Olga", "Chatô, o Rei do Brasil", "Corações Sujos", "A Ilha" e "Os Últimos Soldados da Guerra Fria". Seu mais recente lançamento é “Lula, volume 1: Biografia”.

Juçara Dutra Vieira (mediadora): professora da educação básica e do ensino superior com atuação no movimento sindical da educação (foi presidente do CPERS, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e vice-presidente da Internacional da Educação). Foi Secretária de Justiça e Direitos Humanos do RS (no governo Tarso Genro). Tem livros publicados sobre educação e gênero (neste ano, lançou “As Faces de Eva”) e colabora com periódicos nacionais e internacionais.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira