Rio Grande do Sul

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Cerca de 140 mil pessoas de três continentes passaram pela Feicoop neste final de semana

Feira de Santa Maria mantém vivo o legado do Fórum Social Mundial e mostra um mosaico de experiências pulsantes

Brasil de Fato | Santa Maria |
A retomada presencial, depois de dois anos com edições virtual ou híbrida, resgata o status de maior evento de Economia Solidária da América Latina - Foto: Jorge Leão

“Trata-se de uma feira de gentes e de sementes. Cheia de sonhar e de esperançar.” A Feicoop – Feira Internacional do Cooperativismo e Economia Solidária – encerrou sua 28ª edição reafirmando o seu caráter de resistência. Palavras de ordem foram entoadas por várias vozes para que siga sendo trilhado o caminho proposto desde o primeiro Fórum Social Mundial, rumo a um outro mundo possível e necessário e a uma outra economia que já acontece.

Segundo os organizadores, o evento finalizado no domingo (17), em Santa Maria (RS), recebeu 500 inscrições de expositores e a média de público de 140 mil pessoas de três continentes, oito países, e 13 estados do Brasil, mais Distrito Federal, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. A retomada presencial – depois de dois anos com edições virtual ou híbrida – resgata o status de maior evento de Economia Solidária da América Latina.

"Em nome da equipe que fez e está fazendo acontecer a festa da Economia Solidária, quero dizer que nossos objetivos traçados nesses longos meses que se passaram foram alcançados hoje. O exemplo está aí, o público veio e o tempo colaborou. Só temos a dizer muita gratidão", afirmou o coordenador da Feicoop e do Projeto Esperança/Cooesperança, José Carlos Peranconi, o Zeca, na cerimônia de encerramento.


Como todos os anos, os guardiões de sementes estavam presentes na Feicoop / Foto: Marcos Corbari

Feicoop integrou campo e cidade

Não apenas durante os seus três dias de realização, mas no espaço ampliado de preparação e na repercussão pós realização do evento, a Feicoop integrou campo e cidade, produtores, consumidores, movimentos e organizações sociais, trabalhadoras e trabalhadores de diferentes áreas, agricultoras e agricultores familiares, agroindústrias familiares e artesanais, produção orgânica, artesanato, confecção, alimentação, trabalhos com plantas ornamentais, entre outros.

A Feira possibilitou ainda a participação protagonista dos povos indígenas, quilombolas, migrantes e refugiados, mulheres e homens que trabalham com a coleta e tratamento de resíduos sólidos e pessoas em situação de rua. Também integrou a participação de gestores públicos, universidades, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadoras e pesquisadores, organizações defensoras dos Direitos Humanos, coletivos e organizações nacionais e internacionais, entre outros.

"Uma feira onde milhares de pessoas passaram e foi relatado que não teve uma ocorrência e nenhum imprevisto”, acrescentou Zeca. Ele reafirmou que a partir do território da Feicoop, as pessoas que se abrigam sob o ideal da Economia Solidária mostram que um novo mundo é possível e que ali ele já acontece.


A programação contou com a 3ª Mostra de Arte, Cultura e Diversidade da Economia Solidária / Foto: Jorge Leão

Três dias de feira, arte, cultura e formação

A programação contou com exposição e comercialização de produtos de diferentes áreas, com a 3ª Jornada Formativa e a 3ª Mostra de Arte, Cultura e Diversidade da Economia Solidária. As oficinas e seminários pautaram um conjunto significativo de temas como: a questão ambiental, hídrica e crise sanitária; hortas comunitárias e hortas nas escolas; justiça ambiental; regeneração ambiental; sustentabilidade; sistemas agroflorestais; desenvolvimento local; consumo responsável; agroecologia; reforma agrária; alimentação saudável; produção orgânica; saúde e Economia Solidária.

:: Coletivos de economia solidária do RS participam de formação política em Santa Maria (RS) ::

Também foram desenvolvidos debates sobre o trabalho das promotoras e dos promotores populares de saúde; o cuidado e o auto-cuidado das mulheres; os Bancos Comunitários, Moedas Sociais, Fundos e Redes de Economia Solidária; a utilização das tecnologias de informação, como estratégia de comunicação e construção de resistências; a organização comunitária e coletiva no campo da cultura e das estereotipias raciais; a construção do ecossocialismo na luta popular; a soberania e segurança alimentar e o exercício das liberdades democráticas.


As oficinas e seminários pautaram um conjunto significativo de temas / Foto: Jorge Leão

Carta expressa denúncias e conclama a construção de mudanças

A Carta da 28ª Feicoop foi compartilhada ao final do evento, relembrando o enfrentamento à covid-19, fazendo memória às vítimas, denunciando o negacionismo e enaltecendo todos que respeitaram a ciência.

O documento trouxe denúncias importantes, a começar pela afirmação da dura realidade enfrentada pelo povo, vítima de uma crise de dimensão econômica e política e que impôs a volta do país ao mapa da fome. Ressaltou a violência praticada principalmente contra corpos que fogem ao padrão normativo da sociabilidade capitalista, o genocídio, o feminicídio, a misoginia, a LGBTfobia e o racismo estrutural.

A política de destruição dos recursos naturais (água, terra, ar, sementes) também foi citada e a arrecadação recorde de lucros por parte de corporações e sistema financeiro justamente no período de crise mais severa junto aos mais humildes foi criticada.

:: Abertura da Feicoop enaltece Economia Solidária e mostra Irmã Lourdes mais presente que nunca ::

A carta afirma que os atores envolvidos na construção e realização da Feicoop sonham com um novo tempo, expresso a partir dos “nossos encontros, trocas, convivências, discussões, compartilhamento de experiências e construções coletivas”.


A carta afirma que os atores envolvidos na construção e realização da Feicoop sonham com um novo tempo / Foto: Jorge Leão

A busca da efetivação da sociedade do bem viver foi expressa no documento através de dois compromissos distintos: “Manter-se presente nas parcerias para aprender e contribuir com os movimentos de Economia Solidária em ações referentes à construção de conhecimento, partilha e experiências na interação e reivindicação de políticas públicas sobre Economia Solidária, em nível municipal, estadual e federal”; e “continuar acolhendo mais famílias de produtores rurais, artesãs e artesões, agroindústrias e minorias sociais em nosso campo de ação, valorizando a vida e os diferentes empreendimentos, primando sempre por uma atuação com foco no trabalho profético de Economia Solidária, cooperativismo, agricultura familiar, consumo responsável, geração de trabalho e renda via inclusão social no campo e na cidade, através de diferentes formas de organização”.

Leia a íntegra da Carta da 28ª Feicoop.


Ausência da Irmã Lourdes se converteu em simbolismo concreto de resistência / Foto: Angélica Flores

Ausente no evento, Irmã Lourdes Dill converteu-se em símbolo 

O desconforto pela ausência forçada de Irmã Lourdes Dill – que nas 27 edições anteriores foi coordenadora da Feicoop e teve a seu cargo conduzir o legado do saudoso Dom Ivo Lorscheider – foi se convertendo ao longo do evento em simbolismo concreto de resistência.

Defender o legado deste trabalho foi um tema evocado em praticamente todas as manifestações e a ausência no espaço daqueles que são apontados como responsáveis pelo seu afastamento denotou que a forma intempestiva como se deu o seu afastamento apenas a converteu em uma figura ainda mais forte, maior e mais presente tanto no espaço da feira em si, quanto nos processos de luta e resistência popular que a partir dali se expressam.

O documento final expressa que Irmã Lourdes de fato deixou um legado inabalável: “O sucesso deste ano mostrou o que e o quanto aprendemos nestes 35 anos com ela. Isso nos deixa felizes por este legado que nos acompanhará na caminhada de um esperançar com a metodologia “aprendente e ensinante” deixado pela Irmã Lourdes”.

:: Artigo | Nosso compromisso contigo, Irmã Lourdes ::

No palco central do evento, todas as autoridades que se pronunciaram, bem como todos os artistas que ali se apresentaram, dividiram o espaço com as imagens impressas de Dill, retratada na mostra fotográfica realizada por Dartanhan Baldez. “Tentaram arrancar Irmã Lourdes do meio de nós, mas o que conseguiram fazer foi ela ficar ainda mais forte, podem mandá-la pro outro lado do mundo, que ela ainda vai continuar aqui com a gente”, expressou a artesã Marina Carvalho, enquanto observava as imagens.

O perfil da Comissão Pastoral da Terra no RS (CPT-RS) registrou: “Irmã Lourdes Dill segue presente, com um legado de amor e compromisso à Economia Popular e Solidária no Rio Grande do Sul”. Marcelo Bernal, do Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) também vai no mesmo sentido: “A 28ª Feicoop mostrou que a Irmã Lurdes construiu uma feira que permanecerá por gerações. Pessoas que viverão a feira daqui a 100 anos saberão que a Irmã Lourdes permanecerá sendo uma das muitas essências que a feira produziu”.

Lara Rodrigues, militante do MST e feirante no estande da Terra Livre, mesmo participando pela primeira vez do evento, afirmou que foi possível sentir a mística forte deste legado deixado por Irmã Lourdes e que o chamado à resistência para que o evento siga em frente também ecoou em seu coração: “Todos que estão aqui sentem que essa força, esse desafio de resistência e superação é algo que a Irmã Lourdes ensinou e que agora todas e todos nós somos desafiados a seguir trabalhando para que não se perca, para que se fortaleça, para que siga sempre adiante”.


A busca da efetivação da sociedade do bem viver foi expressa no documento final / Foto: Jorge Leão

Força e representatividade só aumentaram

A repórter fotográfica e social media Angélica Flôres Cezar comentou através de seu perfil: “O sentimento que fica é o de que um outro mundo é possível sim, desde que juntos estejamos verdadeiramente, sem mesquinharias e sem nenhum tipo de inveja, apenas o sentimento de gratidão e amor. Obrigada por todas as sementes semeadas Irmã Lourdes Dill, todas geraram frutos e fizeram dessa Feicoop um sucesso!” Cezar afirma ainda que “o maior aprendizado para mim é de que a Irmã Lourdes Dill é uma pessoa à frente de seu tempo, alguém capaz de semear somente o bem e fazer-nos acreditar que sim, um outro mundo já acontece!”

Leonardo da Rocha Botega, professor da Universidade Federal de Santa Maria e militante sindical vinculado à Sedufsm avalia que a 28ª Feicoop “foi uma afirmação da vida e um símbolo de resistência”. Para ele, os interesses de grupos políticos e econômicos interessados no fracasso da feira – e o afastamento forçado de Irmã Lourdes seria o ponto culminante desse movimento – foram frustrados. “A saída da Irmã Lourdes foi parte desse trabalho mesquinho, mas ela é maior do que esses interesses.”

“Não há como separar a Irmã Lourdes da Feicoop. Ela estava lá! Em cada stand, em cada expositor, em cada atividade. Até na sua ausência ela fez a Feicoop pulsar. Era por ela que muita gente esteve por lá. Era uma forma de homenagem e retribuição ao que ela fez e faz: transforma afeto em economia”, conclui Botega.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Feicoop e jornalista Maiquel Rosauro.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko