Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 22 até 28 de setembro

Destaque dessa semana vai para o aniversário de 32 anos da Casa de Cultura Mario Quintana, no domingo (25)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cecília Barros (E) e Pâmela Amaro (D) nos bastidores das gravações do filme oficial do álbum "O Avesso do Samba" - Foto: Afrovulto

Esta semana tem shows, cinema e performance teatral gratuitos. Além disso, destaque para o aniversário de 32 anos da Casa de Cultura Mario Quintana, no domingo (25) e para a 2ª Feira Gibizeira, nos dias 24 e 25, na Biblioteca Pública do Estado.

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Damos preferência para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Zé Adão Barbosa estreia no Mistura Fina nesta quinta (22)

A próxima edição do projeto Mistura Fina, nesta quinta-feira (22), às 18h30min, apresenta a performance “Com a palavra, a letra”, estrelando o ator e diretor teatral Zé Adão Barbosa. O Mistura Fina acontece sempre no palco do Foyer Nobre do Theatro São Pedro, com entrada franca.

“Desde muito menino, sempre tive uma paixão avassaladora pelas palavras”, comenta Zé Adão Barbosa. “Catava nos livros as palavras mais estranhas, difíceis, não usuais e colocava-as no meu vocabulário. Nas canções de MPB, eu anotava palavras e rimas esquisitas, nas canções estrangeiras eu traduzia pra entender o que estava ouvindo, Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, todas as canções passaram a fazer parte da minha memória afetiva porque eu conhecia as suas traduções”, detalha.

Em 60 minutos, o ator interpreta, na sua definição, “algumas das letras mais amorosas, mais esquisitas, mais machistas, mais dolorosas, mais políticas e mais engraçadas de todos os tempos”. Um espetáculo de rara beleza para quem tem apreço pela palavra.


Lançamento do disco Ave Cantadeira


Disco já está disponível no Youtube e demais plataformas digitais / Reprodução

Bruna Ave Cantadeira aproveitou o início da Primavera para lançar seu primeiro disco. "Dia 22 é um marco a cada ano, dia que se inicia a Primavera, dia de renovações, de floração e de semeadura. Por isso, decidimos que dia 22 será o dia de pôr a semente na terra, de lançar o disco Ave Cantadeira, pois já será Primavera", afirma a cantora, filha e neta de agricultores e músicos, natural de Venâncio Aires (RS), que canta a luta e a esperança da vida no campo.

O disco conta com 10 canções e, segundo Bruna, é um marco em sua vida. As músicas já estão disponíveis em seu canal no Youtube e em, em breve, chega nas plataformas digitais. Clique aqui para ouvir o lançamento.


Cinemateca Paulo Amorim apresenta duas estreias nacionais

A Cinemateca Paulo Amorim (Casa de Cultura Mario Quintana) exibe dois filmes nacionais, entre os dias 22 a 28 de setembro (segunda-feira não há sessões).

Na Sala Norberto Lubisco, na sessão das 14h30min, está em cartaz o filme "Desterro", coprodução de Brasil, Argentina e Portugal, filmado em 2020. Com direção de Maria Clara Escobar, estrelando Carla Kinzo, Otto Jr e Romulo Braga.

"Mãe de um menino, Laura parece viver em um ritmo diferente do que se espera dela. Por conta disso, ela decide sair de casa e seguir uma jornada pessoal sem rumo definido. Num percurso de autodescoberta, Laura se depara com situações imprevisíveis e outras histórias de vida que vão reconfigurar suas próprias ideias".

Já a Sala Eduardo Hirtz, na sessão das 15h, exibe o filme "O livro dos prazeres", de 2019. Dirigido por Marcela Lordy, apresenta Simone Spoladore e Javier Drolas. O filme é baseado no romance “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector.

"Professora do ensino fundamental, melancólica e reservada, Lóri vive só. Num acaso, ela conhece Ulisses, um reconhecido professor de filosofia, argentino egocêntrico e provocador, mas que ainda não entendeu nada sobre as mulheres. É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão".


Filme oficial do álbum Samba às Avessas, de Pâmela Amaro, será lançado no Youtube

Pâmela Amaro lança o filme oficial do álbum "Samba às Avessas", neste sábado (24), às 10h30min, no Youtube da cantora. Antes, na quinta-feira (22), às 18h30min, ocorre a pré-estreia presencial, no Cine Capitólio, em Porto Alegre, com entrada franca.

Dirigido por Gautier Lee, a obra integra o projeto homônimo, que incluiu a produção do álbum Samba às Avessas, lançado em abril de 2022, patrocinado pela Natura Musical e com financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura).

O curta-metragem aborda as histórias presentes em oito das 12 canções do álbum “Samba às Avessas”, de Pâmela Amaro, atriz, cantora e compositora porto-alegrense. O samba, também tradicionalmente presente no RS, é apresentado a partir de memórias, de afetos e de valores afro-civilizatórios como matriarcalidade, ancestralidade e oralidade.


Cinemateca Capitólio apresenta o filme "O veneno está na mesa II"

Neste sábado (24), às 19h, na Cinemateca Capitólio, será apresentado o filme "O veneno está na mesa II", de Silvio Tendler, na quinta edição da Sessão AAMICCA. A entrada é franca. A sessão é uma promoção da Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio.

O filme defende a produção agroecológica, o respeito à natureza, aos trabalhadores rurais e aos consumidores. Para debatê-lo, foram convidados o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, que é um dos coordenadores do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, e o ativista Jair Krischke, fundador e presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos. A mediação ficará a cargo de Luiz Antônio T. Grassi, presidente da AAMICCA.

 

O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h.


Marcelo Delacroix e quinteto apresentam show gratuito no Teatro Glênio Peres

O músico e compositor Marcelo Delacroix realiza o show "40 Anos de Música" nas noites dessa sexta (23) e sábado (24), às 19h, no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).

A entrada é franca. Os convites podem ser retirados na Seção de Memorial, andar térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre, das 9h às 18h. O espetáculo reúne o quinteto formado por Delacroix, Beto Chedid (violões. bandolim, cavaquinho, harmônica e voz) Giovanni Berti (percussão e voz), Mateus Mapa (flauta, baixo, percussão e voz) e Zelito (violões, violino, baixo e voz).

O show integra a 6ª Mostra de Artes e Música do Teatro Glênio Peres. "Este evento é um projeto fundamental hoje na cultura de Porto Alegre e no estado do RS, abrindo o teatro Glênio Peres para a comunidade e oferecendo uma programação cultural e artística muito rica", avalia Marcelo Delacroix. "Eu me sinto muito feliz e honrado em estar fazendo parte deste grande espetáculo", conclui.


Novo espetáculo da OSPA, "Rock Sinfônico", terá transmissão ao vivo no Youtube

Neste sábado (24), grandes nomes do rock nacional e internacional poderão ser ouvidos na Sala de Concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). O novo espetáculo, "Rock Sinfônico", unirá os músicos da orquestra a cantores da cena do rock porto-alegrense, como Frank Jorge e Pedro Verissimo.

A apresentação, que tem regência do diretor artístico e maestro Evandro Matté, inicia às 17h, na Casa da OSPA. Os ingressos já estão esgotados, mas é possível conferir o espetáculo ao vivo e de graça pelo canal da OSPA no YouTube.


2ª Feira Gráfica de Quadrinhos acontece na Biblioteca Pública do Estado

Neste sábado (24) e domingo (25), das 13h às 19h, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), localizada no centro de Porto Alegre, promove a 2ª Feira Gibizeira, com exposição, oficinas, bate-papos e venda de HQs. A programação é gratuita+

Essa edição ampliou o número de mesas para expositores, serão 46 espaços de mostra e venda em stands de algumas editoras. A curadoria é de Guilherme "Smee" Miorando, pesquisador dos quadrinhos e incentivador da Gibiteca. Além disso, a Gibiteca BPE estará distribuindo gratuitamente para o público uma publicação especial sobre o evento, com tiragem limitada, enquanto durar o estoque.

Como destaque da programação, a Feira apresenta Gustavo Borges, quadrinista premiado, com trabalhos nacionais e internacionais.

Para participar das oficinas, o público deve se inscrever no e-mail [email protected]. Serão disponibilizadas dez vagas para cada oficina. Os painéis têm duração de 1h30min e, as oficinas, de 1h a 3h.


Projeto do Ói Nóis Aqui Traveiz apresenta Quase Corpos: Episódio 1 - A Última Gravação no dia 26

"Arte Pública – Território, Memória, Criação e Formação" é o novo projeto do Ói Nóis Aqui Traveiz para os próximos meses de 2022 que ocupará a Terreira da Tribo e outros espaços culturais. O projeto se divide nos quatro eixos - Território, Memória, Criação e Formação - e traz atividades diversas, gratuitas, híbridas (presenciais e virtuais) e acessíveis, utilizando LIBRAS e site com recursos para baixa visão e daltonismo.

A próxima atividade será a apresentação de "Quase Corpos: Episódio 1 - A Última Gravação", que esteve em cartaz nesta semana e volta dias 26 e 27 de setembro, às 20h. A Terreira da Tribo fica na Rua Santos Dumont, 1186. A entrada é franca

"Quase Corpos: Episódio 1 – A Última Gravação" foi criada em meio à pandemia, como audiovisual para ser transmitido em plataforma virtual. Em 2022, ganha a forma presencial. É um estudo do teatro de Samuel Beckett que revela a fragmentação do corpo físico, psíquico e das relações sociais. Temas como solidão, sofrimento, fracasso, angústia, absurdo da condição humana e morte são abordados a partir da pesquisa de linguagem e do trabalho autoral que os atuadores desenvolvem.

A encenação mostra o confronto de um homem de 69 anos com o seu passado. O velho homem escuta num antigo gravador a fita-registro de 30 anos atrás. É uma encenação coletiva, com atuação de Paulo Flores, figurino e adereços de Tânia Farias, cenografia de Eugênio Barboza e Tânia Farias, iluminação de Clélio Cardoso e Lucas Gheller, sonoplastia e operação de luz e som de Roberto Corbo.


Casa de Cultura Mario Quintana comemora 32 anos com shows gratuitos

No dia 25 de setembro de 1990 a Casa de Cultura Mario Quintana iniciava as suas atividades. Desde a sua inauguração, a Casa de Cultura é um espaço para a promoção de iniciativas culturais em distintos segmentos artísticos, democratizando o acesso dos diversos públicos a uma programação de qualidade, inclusiva e diversa. Para celebrar os 32 anos de história da CCMQ, duas artistas gaúchas: Negra Jaque e Filipe Catto, para a realização de um show na Travessa Rua dos Cataventos. A entrada é franca. Neste domingo (25), às 17h.


CineBancários apresenta "Dilúvio – riacho que a cidade esqueceu"

O Coletivo Catarse comemora seus 18 anos lançando o documentário “Dilúvio – riacho que a cidade esqueceu”. O filme pretende discutir a relação histórica da cidade de Porto Alegre com aquele que é o maior afluente da margem leste do Guaíba, o Arroio Dilúvio.

O documentário foi possível de ser realizado a partir do apoio do SindBancários. A estreia está marcada para o dia 27 de setembro, data de comemoração do aniversário de 18 anos do Coletivo Catarse.

Além dessa estreia, também será apresentado o curta-metragem de ficção “Tainhas no Dilúvio”. O Coletivo Catarse lançou este projeto em 2018, com apoio do Fundo Socioambiental CASA e em co-realização com o Grupo Cinehibisco. Os filmes têm exibição marcada para às 19h, e a roda de conversa inicia logo após a estreia do documentário.

 

Fechando a noite, haverá uma roda de conversa sobre a relação da cidade de Porto Alegre com suas águas, com a participação de Anahi Froes, Daniele Vieira, Renato Barcelos e Luciano Fetzner, que abordarão essa relação a partir de diferentes olhares.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira