Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 20 até 26 de abril

Agenda cultural dessa semana apresenta diversos eventos alusivos ao Dia dos Povos Indígenas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Dirigido por Vinicius Toro, o longa "Paraí", que aborda a resistência do povo guarani, estreia no CineBancários nessa quinta-feira (20), junto de "Rio Doce" - Divulgação: Descoloniza Filmes

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.



Índice

Cinema:

Eventos ao ar livre:

Teatro:

Artes visuais:


Sopapo Poético no Afro-Sul Odomodê

O Afro-Sul Odomodê (Av. Ipiranga, 3850, bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre) convida para o Sopapo Poético, com a Banda Kalunga & mestre Telmo Flores. A apresentação acontece na próxima terça-feira (25), às 19h30. A entrada é gratuita.


CineBancários

Dirigido por Vinicius Toro, o longa "Paraí", que aborda a resistência do povo guarani, estreia no CineBancários nessa quinta-feira (20), junto de "Rio Doce", filme sobre a jornada de um homem negro e periférico em crise.

"Paraí" surge do encontro do cineasta com a comunidade guarani do Jaraguá, como parte do Programa Aldeias, um projeto de fortalecimento cultural e político das terras indígenas de São Paulo. Produzido pela Travessia Filmes, o longa chega aos cinemas na semana do Dia dos Povos Indígenas, com distribuição da Descoloniza Filmes.

Já "Rio Doce" é a estreia da direção de longas de Fellipe Fernandes. No filme, o rapper Okado do Canal interpreta Tiago, que mora em Rio Doce, periferia de Olinda, e leva uma vida dura. Pai de uma menina pequena, ele descobre a identidade de seu próprio pai, ausente em toda sua vida, quando é procurado por uma de suas meias-irmãs que também lhe conta que o homem morreu. A partir dessa descoberta, sua vida se transforma, e ele passa a questionar sua própria identidade.

O Cine Bancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


Fátima Farias no lançamento do Bonja Viva

No próximo dia 25 de abril, das 20h às 22h, acontecerá o sarau de abertura do projeto “Bonja Viva - A Cultura como instrumento de Paz", na Quadra da Escola de Samba Copacabana (Rua São Felipe, 96, Bom Jesus, em Porto Alegre).

O evento homenageia a trajetória de 61 anos da Entidade carnavalesca e contará com a escritora Fátima Farias, que está lançando seu livro de memórias em prosa poética "Santas de Casa". A entrada é franca.

Fátima Farias nasceu em Bagé. É poeta, compositora, produtora e articuladora cultural. Participa de saraus, rodas de conversa e palestras, tem textos publicados em coletâneas e revistas. Sua primeira obra individual em poesia foi "Mel e Dendê". Em 2022, o Instituto Estadual do Livro lançou "Um poema por dia". É co-idealizadora do projeto literário Geladeiroteca da Bonja, que tem por objetivo espalhar livros e histórias para jovens e crianças, valorizando a educação, arte e cultura.

O projeto Bonja Viva vem para incentivar o compartilhamento de práticas criativas entre artistas da cultura popular. O evento se propõe a construir um espaço democrático, não-hierárquico e participativo, onde a arte possa encontrar seu potencial libertador. Serão 8 dias de atividades artísticas, com sarau, oficinas, feira de economia solidária, apresentações e um grande show de encerramento.


O festival Honk!POA anuncia edição presencial

O Honk!POA, em sua terceira edição, trará fanfarras do Rio de Janeiro, Santa Catarina e de Minas Gerais pra tocar em Porto Alegre. Além das fanfarras, o Honk!POA terá grupos percussivos convidados, como o Macaratu Truvão e o La Brasa Lunera, de candombe.

A programação se inicia na quinta-feira (20), com uma roda de conversa. Na sexta-feira (21) se iniciam as apresentações das fanfarras na área central da cidade. Já no sábado (22), o Honk! se descentraliza e vai para as comunidades da Ilha do Pavão, Vila Planetário e Morro da Cruz. As atividades acontecem ao mesmo tempo nesses três lugares, cada um com apresentações diferentes. E para encerrar em grande estilo, o domingo (23) é festivo com o cortejo de todos os participantes pelas ruas de Porto Alegre.

Os locais e horários estão em análise pela Prefeitura de Porto Alegre. Acompanhe nas redes sociais.


Museu Julio de Castilhos apresenta Mostra de Cinema Indígena

O Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205, em Porto Alegre) celebra o Abril Indígena, apresentando nos dias 25 de abril e 2 de maio, às 19h, sua 1ª Mostra de Cinema Indígena, na Sala Multimeios do Museu. A entrada é gratuita.

Em 120 anos de história, o Museu vem guardando e expondo para o público centenas de artefatos indígenas, como os artefatos líticos dos primeiros caçadores coletores que chegaram ao estado há pelo menos 12  mil anos e arte sacra de artesãos guarani das reduções dos Sete Povos. Também constam no acervo arcos, adereços do RS e de outros estados, cestos e cerâmicas dos mais diversos tamanhos e usos, que representam a diversidade dos povos originários dessas terras, do passado e do presente.

Com esse objetivo e em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, o MJC está promovendo sessões de cinema no auditório do Museu, exibindo filmes que abordam histórias e expressões culturais dos povos indígenas do RS: "Sementes da Retomada" (25) e "Tava: A Casa de Pedra" (2)


"Dia de Natureza e Música" em Maquiné

O Centro de Vivências Vale do Ligeiro (Linha Rio Ligeiro, 2501) sedia a nova edição do "Dia de Natureza e Música" no sábado (22), em Maquiné, Litoral Norte do RS, a partir das 12h.

A atração recebe o cantor e compositor Leandro Maia, que vai apresentar músicas de sua carreira e composições inéditas do seu quarto disco, "Guaipeca: uma ilusão autobiográfica". O evento traz também trilhas, banho de rio e fogueira à noite. O show musical começa a partir das 17h.

Ingressos antecipados com desconto podem ser adquiridos via direct do Instagram ou Whatsapp (51) 99282-6231.


Exposição "Entre Rios: Sul Terra Indígena"

O Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi) apresenta a exposição selecionada no Edital de Ocupação dos Espaços Expositivos do Instituto intitulada "Entre Rios: Sul Terra Indígena", uma mostra que celebra a arte indígena contemporânea do RS com a presença de artistas das etnias Charrúa, Guarani, Kaingang e Xokleng, com curadoria de Oendu Kerexu Reté.

A mostra estará no Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), na Galeria Sotero Cosme, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

Trabalhos de cinco artistas contemporâneos indígenas, cada um apresentando a sua perspectiva particular sobre a arte e a cultura de seus respectivos povos, também irão compor a exposição.


"Cabaré do Amor Rasgado" terá sessões de estreia com entrada franca

Com direção de Patrícia Fagundes, "Cabaré do Amor Rasgado" será a segunda estreia da Zona Cultural, novo espaço de Porto Alegre totalmente gerenciado por artistas (Av. Alberto Bins, 900, Centro Histórico). A produção da Cia. Rústica também vai oferecer uma oficina gratuita para quem quiser participar das duas primeiras apresentações da montagem.

As sessões de estreia serão na quinta (20) e sexta-feira (21), às 20h, e terão entrada franca com distribuição de convites pela internet. Depois, a peça ficará em cartaz de 22 de abril a 7 de maio com apresentações às sextas-feiras, aos sábados e domingos, também às 20h, com cobrança de ingresso.

Mesclando teatro, dança, música e circo, o Cabaré do Amor Rasgado celebra o amor como força de vida. Uma ação que pode construir outras modos de convívio e partilha coletiva. Em tempos de ódio (uma força destruidora destinta da raiva), o amor assumido torna-se fundamento social e humano. Será um cabaré sem vergonha de expor emoções, onde toda forma de amor vale à pena: romântico, fraterno, amor pelo mundo, por sonhos, ideias, amor família, amor LGBTQIA+, amor como o que nos faz e nos leva além.


Cinemateca Capitólio

A Cinemateca Capitólio apresenta sessões comentadas com a presença de diretores, dos filmes "Soft & Quiet", "Centenas de Castores" e "Comando Para Matar". Os ingressos custam R$ 16. A programação faz parte das atividades do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2023 (Fantaspoa).

Confira horários e condições de meia-entrada no site. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim

Até o dia 30 de abril, a Sala Paulo Amorim recebe o público para as atividades do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2023 (Fantaspoa)  A programação completa está no site. Os filmes serão exibidos na sessão das 14h, 15h30, 17h30 e 19h30.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Festival Outono Teatral na ZN de Porto Alegre

O Festival Outono Teatral ocorre na Zona Norte de Porto Alegre, até o dia 18 de junho. O festival marca o início das comemorações dos 20 anos do Escola de Teatro do Núcleo de Experimentação e Expansão da Linguagem Cênica (NEELIC). Serão apresentados em sequência oito espetáculos de teatro feitos por seus estudantes de atuação.

A próxima apresentação é "Édipo em Ruínas".  A peça ocorre no sábado (22) e domingo (23), às 20h, no Casarão Azul NEELIC & Artio (rua Beberibe, 122, bairro São Sebastião, em Porto Alegre).

Os ingressos para as peças custam R$ 40, com meia-entrada para artistas, alunos, professores e idosos. Os ingressos podem ser adquiridos no local uma hora antes de cada peça pela plataforma Sympla. Pagamentos por pix somente no local.

Para mais informações, acesse o Instagram, contato pelo telefone/WhatsApp 51983442266 ou e-mail [email protected].


Exposição de José Spaniol no V744atelier

A exposição "Sem peso & Cem medidas", do artista José Spaniol, faz uma mostra de caráter retrospectivo da carreira e destaca esculturas e instalações que marcam sua trajetória artística.  

A exposição segue em cartaz até o dia 28 de abril, no V744atelier (Rua Visconde do Rio Branco, 744, em Porto Alegre). A visitação pode ser feita de quartas a sextas das 14h às 17h. Outros horários são possíveis, mediante agendamento. A entrada é franca.  

Com um caráter retrospectivo, "Sem peso & Cem medidas" estabelece um paradoxo em relação à situação dos objetos. "Sem peso" remete a uma ausência e a falta de gravidade, "Cem medidas" fornece uma ideia de contagem, de quantidade, de aferição, precisão.


Paisagem Marinha está em nova temporada no Teatro Renascença

"Paisagem Marinha", um texto de Edward Albee, está de volta ao Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307, em Porto Alegre). A temporada vai de 14 a 30 de abril, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h, e a montagem tem direção de Regius Brandão, que também atua ao lado de Gisele Lery, Fera Carvalho Leite e Pedro de Oliveira

Ganhadora do Prêmio Pulitzer em sua estreia em Nova Iorque, em 1975, a peça chega pela primeira vez aos palcos brasileiros nesta montagem realizada em Porto Alegre.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla e na bilheteria do teatro. Informações através dos telefones 51996186827 e 51989454589.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko