Rio Grande do Sul

SAÚDE PÚBLICA

GHC realiza mutirões aos sábados pela manhã para cumprir o Plano Nacional de Redução de Filas

Objetivo é realizar 2.105 cirurgias em 12 meses, das 17 mil estipuladas pelo Ministério da Saúde no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Gilberto Barichello reuniu nesta sexta-feira (12) os gestores responsáveis pelos hospitais Conceição (HNSC), Cristo Redentor (HCR), Criança Conceição (HCC) e Fêmina (HF) - Foto: Patrick Almeida (Ascom/GHC)

O diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Gilberto Barichello, reuniu nesta sexta-feira (12) os gestores responsáveis pelos hospitais Conceição (HNSC), Cristo Redentor (HCR), Criança Conceição (HCC) e Fêmina (HF) para avançar na aplicação do Plano Nacional de Redução de Filas, instituído em março pelo Ministério da Saúde. O GHC, que atende exclusivamente pelo SUS, já está realizando mutirões aos sábados pela manhã para avançar no cumprimento da meta de realizar 2.105 cirurgias em 12 meses, das 17 mil estipuladas pelo Ministério da Saúde no RS.

Conforme o cronograma avaliado nesta sexta-feira com a equipe médica e gerencial do GHC, Barichello informou que está prevista a realização de 1.260 cirurgias no Hospital Conceição, 520 cirurgias no Hospital Cristo Redentor, 235 procedimentos no Hospital Criança Conceição e outras 90 cirurgias no Hospital Fêmina.

A distribuição segue os critérios da demanda mais antiga e a característica dos hospitais para a realização dos procedimentos. “É importante ressaltar que todas as cirurgias serão realizadas pelo SUS, sendo que o GHC é o maior prestador de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul, porque a saúde é um direito universal para toda a população”, destacou o diretor.

Programa Nacional de Redução de Filas de cirurgias eletivas

Instituído pela Portaria nº 90 do Ministério da Saúde, em 3 de fevereiro de 2023, o programa tem a finalidade de ampliar a realização de cirurgias eletivas em todo o país, diminuindo a fila de espera que ampliou durante a pandemia. O programa tem a vigência de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Estão previstos R$ 600 milhões para o ano de 2023 e a distribuição deste recurso varia conforme a estimativa de população de 2021 do IBGE para cada estado do país. As cirurgias, os exames e as consultas serão realizados pelos estados que aderirem ao programa e cabe ao Ministério da Saúde o monitoramento da execução, em conjunto com a Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

:: Ministra anuncia equipamentos para a oncologia do GHC ao empossar o novo presidente ::

Durante a posse do novo diretor do GHC, no último dia 5, a ministra Nísia Trindade anunciou R$ 32 milhões para o RS para que os gestores municipais repassem esses valores aos hospitais a fim de garantir a execução das 17 mil cirurgias previstas no Programa de Redução de Filas.

Reunião com a Secretaria Estadual de Saúde

Nessa quinta-feira (11) foi realizada uma reunião entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e o diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, que trataram sobre os fluxos de atendimento em traumato-ortopedia, o Plano de Redução de Filas, a preparação para o atendimento da rede hospitalar durante o inverno e o novo Centro de Hematologia e Oncologia do GHC, que está em fase final de construção.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do GHC


Edição: Katia Marko