Rio Grande do Sul

Mobilização

São Leopoldo sedia 1º Congresso do Movimento Nacional de Luta pela Moradia

Evento neste domingo (6) definiu a delegação que vai participar do Congresso Nacional do MNLM

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Congresso do MNLM reúne militantes e autoridades na Câmara de Vereadores de São Leopoldo - Foto:  Eduarda Rocha/Bancada PT São Leopoldo

A cidade de São Leopoldo, região Metropolitana de Porto Alegre, sediou o 1º Congresso do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM). A atividade aconteceu no último domingo (6), na Câmara de Vereadores da cidade, quando foi escolhida a delegação que vai participar do congresso nacional do movimento. Participaram autoridades e centenas de militantes e moradores das ocupações locais.

Durante toda a manhã, os dirigentes do MNLM coordenaram um congresso aberto e participativo. As discussões envolveram temas como o acesso à moradia digna, políticas públicas voltadas à inclusão social, regularização fundiária e a importância da participação popular na construção de soluções concretas para os desafios enfrentados pelas comunidades carentes.

:: Há dois meses ocupação Sepé Tiaraju resiste em Porto Alegre ::

“Hoje foi um dia que registra o acúmulo de força e experiência nesta resistência ao fascismo e a reconstrução do movimento popular de base. O que fica é que é possível, é demorado sim, mas é possível a construção do poder popular”, afirmou o  dirigente nacional do movimento Cristiano Schumacher, que destacou que o congresso municipal demonstrou o resultado de uma união de esforços em prol das comunidades da periferia.

O dirigente também enfatizou que é fundamental a valorização da participação popular como ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. “O movimento reafirmou seu compromisso com a luta por moradia digna e continuará trabalhando em conjunto com as autoridades e a sociedade civil para alcançar seus objetivos”, afirmou.

Poder público participou do evento

O evento contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi (PT), da vereadora Ana Affonso (PT), do secretário de Cultura Marcel Frison e do secretário de administração Nelson Spolaor. As lideranças municipais reafirmaram seu compromisso com a pauta da habitação e da justiça social em São Leopoldo.

:: Galeria a céu aberto: projeto vai colorir os muros da Ocupação Justo em São Leopoldo ::

Vanazzi destacou a relevância do movimento na busca por uma São Leopoldo mais justa e igualitária. "O MNLM tem sido um parceiro fundamental na construção de políticas habitacionais que atendam às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade. Nossa administração está comprometida em trabalhar em conjunto com os movimentos sociais para garantir o direito à moradia e a dignidade para todos os cidadãos", ressaltou o prefeito.

Ana Affonso também enfatizou a importância da atuação do MNLM e reafirmou seu compromisso em defender as demandas do movimento no âmbito Legislativo. "Passamos por quatro anos de resistência e muita luta para impedir que houvesse despejos, para reconstruir as políticas neste país. Estou aqui para apoiar e lutar junto com o MNLM por uma cidade mais justa e solidária, onde cada cidadão tenha seu direito à moradia garantida e respeitada”, declarou a vereadora.

O secretário de Cultura, Marcel Frison, e o secretário de administração, Nelson Spolaor, apontaram a relevância das políticas de inclusão e habitação no contexto de construção de uma cidade mais acolhedora e igualitária para todos os seus habitantes.

*Com informações da Bancada do PT de São Leopoldo



 

Edição: Marcelo Ferreira