Rio Grande do Sul

Evento Virtual

A Traça Biblió e o Poeta - Brincando com os versos de Quintana na Feira do Livro 

Projeto que nasceu como uma homenagem ao universo poético do Mario Quintana será apresentado virtualmente neste domingo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Traça chega à Feira do Livro de Porto Alegre para homenagear Mario Quintana - Kevin Nicolai / Divulgação

Gravado na Casa de Cultura Mario Quintana, o especial "A Traça Biblió e o Poeta - Brincando com os versos de Quintana" homenageia as crianças e marca a abertura da programação "Traça Biblió Revisitada - 30 anos de incentivo à leitura e amor aos livros", em comemoração aos 30 anos de trajetória no teatro da consagrada personagem Traça Biblió, protagonista do livro "Uma Graça de Traça", de Carlos Urbim. A exibição será realizada na 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 15 de novembro, às 15h, pelo YouTube do evento e pelo site www.tracabiblio.com.br.

Uma traça, vestida de rosa circunda a famosa casa da Rua da Praia, que completou 30 anos em 2020 e abrigou um dos maiores poetas gaúchos, Mario Quintana. Como forma de homenagear a memória e o universo poético do Mario Quintana, nasceu o projeto "A Traça Biblió e o Poeta - Brincando com os versos de Quintana". Com roteiro assinado pelo escritor e jornalista Carlos Urbim e pela atriz, jornalista e produtora cultural Dinorah Araújo, que também é realizadora do projeto, está em cartaz desde outubro de 2006. 

Pelas mãos da Traça, mais de 5 mil estudantes e integrantes de projetos sociais, oriundos dos quatro cantos do Rio Grande do Sul, conheceram a Casa de Cultura Mario Quintana guiados pela Traça Biblió.

Mais do que uma visita guiada,  o projeto é uma apresentação teatral com atuação de Dinorah Araújo, que de forma lúdica percorre os mais variados espaços das duas alas da Casa de Cultura, desde a Travessa dos Cataventos até a cúpula no sétimo andar, entre eles o quarto do poeta, a Biblioteca Infantojuvenil Lucília Minssen e o Jardim Lutzenberger.


Projeto teve início em 2006 / Kevin Nicolai / Divulgação

O conteúdo da visita

A apresentação aborda o universo infantil da obra do poeta, sem deixar de incluir aspectos alusivos à infância contidos nos livros para adultos. Além de referências que traduzem o amor de Quintana pela cidade de Porto Alegre, uma das grandes fontes inspiradoras da sua produção literária.

Enquanto vai mostrando detalhes da Casa de Cultura e contando sobre a vida e a obra do poeta às crianças, Biblió vai dizendo poemas e textos de Quintana. A obra e a vida do poeta alegretense são mescladas com a história do Hotel Majestic, fundado em 1923, e que se tornou a atual Casa de Cultura, em 1990, um dos centros culturais mais completos da América do Sul.

Os poemas e textos escolhidos para compor o roteiro por Dinorah Araújo e Carlos Urbim (1948-2015) integram as seguintes obras: Pé de Pilão, Lili Inventa o Mundo, Baú de Espantos, Sapo Amarelo,  A Rua dos Cataventos, Canções, Sapato Florido, Espelho Mágico, Caderno H, Apontamentos de Histórias Sobrenatural, Esconderijos do Tempo, A Vaca e o Hipogrifo, O Batalhão das Letras e Sapato Furado.

Na opinião da pedagoga Luana Castro do Couto, a apresentação da visita guiada à Casa de Cultura Mario Quintana com a Traça Biblió tem muito a oferecer às crianças, instigando a imaginação, a curiosidade e a construção de novos conhecimentos. “O projeto valoriza a leitura e a imaginação, abrindo as portas de um espaço educativo da nossa cultura para a interpretação da obra de Quintana e de outros autores. Esse encontro enriquece a formação de novos leitores e, talvez o mais importante, despertando a imaginação latente, fonte para a descoberta e para a construção do mundo. Após a apresentação da visita guiada, o mundo da criança abre-se para um novo lugar, para o mundo da poesia, da leitura, da imaginação, da valorização do patrimônio histórico, enfim, para um universo onde é possível realizar muitas outras descobertas”, avalia a pedagoga.

Histórico do projeto

Idealizado no verão de 2006 por Dinorah Araújo, estreou no dia 5 de outubro do mesmo ano, ocasião que  integrou a programação intitulada: Aprendiz de Feiticeiro - 100 Anos de Mario Quintana. Atualmente, contabiliza 138 apresentações para 5.320 espectadores.

Além das apresentações sistemáticas para as escolas, o projeto integrou as  programações especiais em homenagem ao aniversário de nascimento do poeta e de aniversário da Casa de Cultura. Embora concebido para receber alunos de Escolas do Ensino Fundamental, o projeto também recebe crianças e adolescentes participantes de ONGS e outros projetos sociais. Público de todas as idades, incluindo estudantes de escolas de Ensino Médio como os Institutos Federais e do programa Pró-Jovem e EJA também participaram.  Foi objeto de estudo de  alunos do curso de Arquitetura da UNIOESTE de Santa Catarina,  e do Curso de Museologia da UFRGS, os quais conheceram a Casa de Cultura guiados pela Traça Biblió.  

Ficha Técnica 

Direção e captação de imagens: Kevin Nicolai; música: José Eduardo Prates-EProdutora; direção de fotografia: Nicollas Colar Medeiros); produção e assistente de direção: Elisa Gottfriend; produtora: Estúdio Ninho; figurino e maquiagem: Nilton Silveira. A edição do especial é assinada por Daniela Bonamigo com a coordenação de Hilda Haubert.

O especial é uma realização de Dinorah Araújo Produções Culturais/Companhia Te-Atuar, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana e a TVE, com apoio da FM Cultura.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira