Rio Grande do Sul

Legislativo

Depois de conseguir mudar direção da Mesa Diretora, Pedro Ruas entra em licença

Nesta segunda-feira (8), Câmara de Porto Alegre realizou nova eleição da Mesa Diretora, cumprindo determinação do TJ

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Líder da Oposição na Câmara Municipal de Porto Alegre deve tratar saúde durante 15 dias
Líder da Oposição na Câmara Municipal de Porto Alegre deve tratar saúde durante 15 dias - Foto: Fabiana Reinholz

Depois de ter conseguido a determinação de nova eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre, o líder da Bancada de Oposição, vereador Pedro Ruas (PSOL) entrou de licença, nesta segunda-feira (8) atendendo recomendações de seu médico. Ruas retornará ao seu posto no Legislativo municipal apenas dia 22. Até lá, assumirá o suplente, vereador Alex Fraga (PSOL).

Em eleição realizada na manhã desta segunda, a nova composição da Mesa Diretora ficou a seguinte: Presidente Márcio Bins Ely (PDT); 1º vice-presidente Idenir Cecchim (MDB); 2ª vice-presidente Comandante Nádia (DEM); 1º secretário Hamilton Sossmeier (PTB); 2ª secretária Mônica Leal (PP) e 3ª secretária Laura Sito (PT).

Na sexta-feira (5), o desembargador Francesco Conti, da 4ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça, mandou suspender os efeitos das eleições realizadas para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Porto Alegre por considerar que não houve respeito aos preceitos da proporcionalidade prevista na Constituição Federal. Em caráter liminar, o magistrado determinou, ainda, a realização de nova eleição para a formação da Mesa Diretora, e das presidências e vices das Comissões Permanentes.

Além de determinar a realização de nova eleição, o desembargador apontou os cargos aos quais a bancada composta por quatro vereadores do PSOL, quatro do PT e dois do PCdoB têm direito: um cargo na Mesa Diretora, uma presidência de Comissão Permanente e uma vice-presidência de Comissão Permanente. De acordo com a decisão, a destinação desses cargos atenderá aos critérios da proporcionalidade, visto que os 10 vereadores representam 33,3% dos votos.

Com a Mesa Diretora eleita, houve reunião das comissões para decidir novamente o comando das mesmas. A vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) foi escolhida presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) e a vereadora Karen Santos (PSol) vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab).

Confira como ficou o comando de cada comissão:

CCJ

Presidente: Felipe Camozzato (Novo)

Vice: Claudio Janta (SD)

CEFOR 

Presidente: Bruna Rodrigues (PCdoB)

Vice: Mauro Zacher (PDT)

CUTHAB

Presidente: Cassiá Carpes (PP)

Vice: Karen Santos (PSol)

COSMAM

Presidente: Jessé Sangali (Cidadania)

Vice: Cláudia Araújo (PSD)

CECE

Presidente: Fernanda Barth (PRTB)

Vice: Mariana Pimentel (Novo)

CEDECONDH

Presidente: Alexandre Bobadra (PSL)

Kaká D’Ávila (PSDB)


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira