Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 30 de março até 5 de abril

Final de semana tem diversos programas que fazem memória à ditadura militar no Brasil

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O "Amargo Santo da Purificação" é uma criação para teatro de rua da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz que mostra a vida de Carlos Marighella - Foto: Pedro Isaias Lucas

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


"O Amargo Santo da Purificação" comemora 45 anos do Ói Nóis Aqui Traveiz no domingo

O "Amargo Santo da  Purificação" é uma criação coletiva para teatro de rua da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Mostra uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella.

O grupo se apresenta no domingo (2), às 17h, no Parque da Redenção (Porto Alegre), ao lado do espelho d' água. A encenação celebra os 45 anos do Ói Nóis Aqui Traveiz e marca a abertura do projeto "Caminho para um teatro popular", que percorrerá diversos bairros populares da Capital com espetáculos teatrais.       

Com esta peça, o Ói Nóis Aqui Traveiz, atualmente com o projeto "Arte Pública" em andamento, percorreu a maior parte dos estados brasileiros e apresentou-se também em Portugal. A encenação coletiva conta a história de um herói popular, Carlos Marighela.

No elenco estão os atuadores Paulo Flores, Tânia Farias, Clélio Cardoso, Marta Haas, Roberto Corbo, Eugênio Barboza, Alex Pantera, Keter Velho, Márcio Leandro, Lucas Gheller, Aline Ferraz, Thali Bartikoski, Helen Sierra, Rafael Torres, Jules Bemfica, Thais Souza, Gengiscan, Ellen Hiromi,  Kayzee Fashola, Millena Moreira, Fabrício Miranda, Daniel Steil, Marcio  Menezes e Luana Rocha.


Teatro de rua e oficina do Levanta FavelA, no bairro Chapéu do Sol, em Porto Alegre

Mais um bairro da Capital gaúcha recebe, neste final de semana, o projeto "Teatro de Rua Pra Resistir e Pra Lutar", da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA.

Dessa vez, a comunidade do Chapéu do Sol é a contemplada. No sábado (1º), às 16h, tem a oficina de teatro de rua na Associação Xavantes, com entrada franca. Interessados/as a partir de 13 anos podem se inscrever no local (Avenida Inácio Antônio da Silva, 638, em Porto Alegre).

No domingo (2), às 16h, na Praça Inácio Antônio da Silva, será apresentado o espetáculo, “Maria, Suas Filhas e Seus Filhos”.

Escrita e dirigida pelo grupo, o texto é baseado na peça “Maria e seus Cinco Filhos”, do dramaturgo catarinense João Siqueira. A montagem busca promover reflexões sobre as desigualdades sociais e seu impacto no cotidiano das pessoas. No elenco, estão: Pâmela Bratz, Danielle Rosa, Ricardo Padilha, Merlin Morlos, Thomaz Rosa e Andrea Sparremberger.


Show com Marietti Fialho e Cia. Luxuosa

Nesta sexta-feira (31), o Sintrajufe/RS promove o show de Marietti Fialho e a Cia. Luxuosa. A apresentação acontece no Salão Multicultural Alê Junqueira, na sede do sindicato (Rua Marcílio Dias, 660, em Porto Alegre). O show encerra a programação do Mês de Luta das Mulheres da 4ª Jornada Feminista Plurissindical, tem entrada gratuita e é aberto a todos.


Estreias da semana no CineBancários

Em sua estreia mundial no Festival de Gramado, "Noites Alienígenas", de Sérgio de Carvalho, se tornou o primeiro longa do Acre a ser premiado no evento, levando os Kikitos de Melhor Filme, Ator (Gabriel Knoxx), Atriz Coadjuvante (Joana Gatis), Ator Coadjuvante (Chico Diaz). O filme chega ao CineBancários nessa quinta-feira (30), junto do documentário "Memória Sufocada", que olha a história da ditadura militar e a tortura no Brasil.

"Noites Alienígenas" parte de um livro homônimo escrito pelo diretor que retrata o lado urbano da cidade de Rio Branco, trazendo personagens cujas vidas são marcadas pela mudança da rota do tráfico que começa a passar pela região. Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens nessa região.

Já o documentário "Memória Sufocada", filmado dentro do DOI-CODI de São Paulo, é dirigido por Gabriel Di Giacomo e conta com uma grande pesquisa.

O Cine Bancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Paulo Amorim apresenta documentário sobre a ditadura

A Sala Eduardo Hirtz também apresenta o documentário "Memória Sufocada", na sessão das 18h.

Sinopse: "O Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015) é o único militar condenado como torturador durante a ditadura. Apesar disso, atualmente, ele é exaltado como um herói por alguns setores da sociedade. A partir de materiais disponíveis na internet, entre depoimentos e arquivos diversos, o diretor constrói a história deste personagem e propõe uma reflexão sobre a memória da ditadura no Brasil".

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Comemoração dos 15 anos do Programa de Alfabetização Audiovisual no Capitólio

Iniciativa pioneira na formação de público no RS, o Programa de Alfabetização Audiovisual completa 15 anos de atividades em abril. Para comemorar, a Sessão Vagalume da Cinemateca Capitólio terá uma edição especial com entrada gratuita.

O título escolhido é a longa-metragem "Perlimps", mais nova produção do cineasta Alê Abreu (de "O Menino e o Mundo"). As sessões serão realizadas nos dias 1º e 2 de abril, às 15h. As senhas para o público vão ser distribuídas a partir das 14h.
 
O programa tem como objetivo qualificar as relações entre cinema e educação, realizando atividades de exibição de filmes a estudantes e professores, ações de formação docente, além de assessorias a escolas, publicações de livros, seminários e workshops.

O projeto teve início na Sala P.F. Gastal, na Usina do Gasômetro em 2008. Atualmente, se desenvolve na Cinemateca Capitólio, que fica na rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Grupo de Canto Sol de Si homenageia mulheres compositoras

O Grupo de Canto Sol de Si estreia em Porto Alegre o espetáculo "Composição Feminina: A Mulher na Canção Brasileira". As duas apresentações acontecem na sexta-feira (31) e sábado (1º), às 20h, no Teatro do Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230, Centro Histórico).

Formado por 30 cantoras, o grupo apresenta 16 canções com arranjos inéditos, homenageando compositoras da MPB. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, com opção de desconto para estudantes, professores e maiores de 60 anos.


Fundação Ecarta sedia segunda oficina sobre "Feminino e o tambor"

A Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre) recebe a segunda oficina  "Feminino e o Tambor", no sábado (1º), das 10h às 12h, ministrada pelo músico Cândido de Castro. Percussionista e produtor cultural, atualmente atua na construção dos tambores de armação orientais, celtas e persas (frame drum, bodhran, daf). Inscrições através do telefone ou Whats (51)999814242.

A primeira oficina ocorreu em 11 de março dentro do projeto Ecarta Anfitriã e teve grande procura, demandando novas atividades. Cândido Castro é também criador dos projetos Tambor Falante, onde ensina música para jovens da periferia de Viamão, e Música na Quarentena, voltado à instrução de música oriental para um grupo de mulheres.


Apresentação de dança urbana nas escadarias do Viaduto Otávio Rocha

Produzida pelo Grupo My House, "Transmobilização" é uma intervenção cênica ao ar livre que reúne sete artistas de dança urbana. A próxima apresentação gratuita será no sábado (1º), às 18h30, nas escadarias do Viaduto Otávio Rocha, em frente ao Bar Armazém Porto Alegre.

O Grupo My House é um centro de dança da capital gaúcha onde qualquer um pode aprender a dançar. O elenco de "Transmobilização" é formado por Marco Aurelio Julio Rodrigues, Gabriela Chultz, Daniela Cezar, Jean Guerra, Jackson Brum, Dennis Oliveira e Arthur Guerra.


"Entre Linhas" é a nova exposição na Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe a ocupação "Entre Linhas" até o dia 7 de maio. A exposição no Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo apresenta uma seleção de seis artistas que têm em comum o uso de técnicas têxteis na sua produção. O horário de funcionamento é de sexta a domingo, das 14h às 18h.  

A curadoria é de Carolina Grippa e a escolha dos artistas foi pensada para dialogar com a obra "Tetas que deram de mamar ao mundo", de Lídia Lisbôa, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), que estará instalada na sala ao lado.

Luzia dos Santos Soares borda trabalhos carregados de sonhos, evocados por cores e texturas. Elair da Fontoura trabalha só com nós, olhando para sua ancestralidade e criando suas próprias bonecas Abayomi. Ana Votto desenha com linhas, lantejoulas e materiais do cotidiano. As três descobriram o bordado na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Gabriel Pessoto pesquisa o trânsito de imagens entre mídias digitais e analógicas e do têxtil ao GIF. Guilherme Robaski se interessa por práticas tradicionais e manuais. Mitti Mendonça, motivada pela convivência com suas tias bordadeiras de carnaval, tem uma pesquisa que perpassa a ancestralidade, memória e afeto.


OSPA dá início à "Série Interior" em Cachoeirinha

Em 2023, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) leva seu trabalho para mais municípios gaúchos. Na noite de sexta-feira (31), a partir das 20h, a OSPA realiza um concerto gratuito na Paróquia São Vicente de Paulo, em Cachoeirinha (Rua Papa João XXIII, 429, bairro São Vicente de Paulo).

A apresentação tem regência do maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, e participação da soprano Elisa Lopes, como solista convidada.

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, o concerto dá início à Série Interior dentro da temporada "OSPA em Movimento", que deve circular em outras regiões gaúchas ainda em 2023.


Clube de Leitura BPE convida leitores para discutirem a obra de Marguerite Youcernar

Na sexta-feira (31), às 17h, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) vai realizar um encontro para debater a vida e a obra da escritora belga Marguerite Yourcenar (1903-1987). A iniciativa integra a programação da BPE para o Mês da Mulher.

Os encontros do Clube de Leitura BPE visam debater obras da história e da cultura do universo literário. Para participar é necessária a leitura prévia de qualquer obra da autora. No dia do evento, a equipe da BPE realizará uma apresentação da vida e obra de Marguerite no Salão Mourisco, seguido de um bate-papo com o público.  

A Biblioteca fica na Rua Riachuelo, 1190 (Centro Histórico de Porto Alegre). Informações e inscrições no email [email protected] ou pelo telefone (51)32259426.

Os livros da escritora podem ser encontrados no Setor de Empréstimos da Biblioteca, de segunda a sexta, das 10h às 18h, na entrada pela Rua General Câmara, e podem ser retirados mediante cadastro (acompanhado de documentação, comprovante de residência e o pagamento de taxa única de R$ 10).


Encontro sobre pesquisas nas artes e produção audiovisual gaúcha

O Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), o Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e o Teatro de Arena estão organizando o “Encontro Sonia Duro - Mulheres e pesquisa em artes cênicas e produção audiovisual na cena gaúcha”, a acontecer nesta sexta-feira (31).

Será um encontro, às 18h30, no Teatro de Arena, para a exposição da produção científica do estado em artes cênicas e produção audiovisual, realizada por mulheres, com temáticas relacionadas ao universo feminino. Ao final das apresentações haverá uma mesa redonda para reflexão coletiva. A entrada é franca, sujeita à lotação.

A proposta é enfatizar e estimular o trabalho de artistas gaúchas. Além da exposição da sua arte e das reflexões geradas, os institutos têm como objetivo o entendimento e a coleta de demandas levantadas a partir desse encontro, de modo a alimentar tomadas de decisão futuras a respeito de projetos relacionados às mulheres.

Apresentarão seus trabalhos as quatro artistas Chana Manica - "Projeto Chamas"; Gabriela de Oliveira Dutra - "Representatividade das Mulheres à Frente das Narrativas Seriadas do Século XXI"; Juçara Gaspar - "Dramaturgia Feminista no Sul de Pindorama - um entrelaçar de vozes femininas e estratégias de retomada"; Maria Albers - "Solo em Água Fervente: caminhos para o cuidado em cena".


Pablo Vares em única apresentação no Tablado Andaluz

Neste sábado (1º), às 21h, Pablo Vares se apresenta no Tablado Andaluz (Av Venâncio Aires, 556, em Porto Alegre). Músico, compositor, produtor e diretor musical natural do Uruguai, Pablo é violonista flamenco com mais de dez anos de experiência.

O couvert artístico custa R$ 25. Informações e reservas pelos telefones (51)33110336 e (51)998730809.


Adrieli Sperandir estreia o show "Primavera Brasileira"

Estreia nesta sexta-feira (31), às 21h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o show "Primavera Brasileira", de Adrieli Sperandir. Aos 23 anos, a cantora estará acompanhada de Adriano Sperandir, Cristian Sperandir, Andrei Sperandir, Caio Maurente e Bruno Coelho.

A produção musical é de Adriano Sperandir. A produção executiva é de Matheus Motta e Rendeira Produção Cultural. A entrada é franca.


"Espera" celebra os 15 anos da Cia. Incomode-Te

A Cia. Incomode-Te completa 15 anos de atividade em 2023. A programação especial de aniversário terá início com a estreia de "Espera", texto inédito de Nelson Diniz, que também está no elenco ao lado de Liane Venturella. A direção é assinada por Sandra Possani, que passa a integrar a equipe. O trio se reúne duas décadas depois de produzir a aclamada peça Aquelas Duas (2003).

A montagem entrará em cartaz em dois novos palcos que a capital ganhou recentemente. Nos dias 4 e 5 de abril, será exibida no Teatro Oficina do Multipalco Eva Sopher, às 19h. No mesmo mês, nos dias 14 e 15, às 20h, também vai ser apresentada na Zona Cultural, espaço totalmente administrado por um grupo de artistas.

Ainda no primeiro semestre, o grupo vai promover outro evento que integra a programação de aniversário. Será uma exposição no Estúdio Stravaganza com esculturas criadas por Nelson Diniz durante a pandemia e que também serão leiloadas ao final do evento. As miniaturas feitas a partir de lixo reciclado estão retratadas no curta-metragem "O olhar do artista não descansa", de Guilherme Carravetta De Carli.


"Sapateando sem Fronteiras" apresenta master classes e oficinas

A dança segue em pauta nas próximas semanas no projeto "Sapateando sem Fronteiras", aberto ao público. Na sexta-feira (31), sábado (1) e domingo (2), esta fase se encerra com o ritmo tap dance, com Leonardo Dias, acompanhado pelo cajon de Gustavo Rosa. Todas as atividades são abertas e gratuitas.

O projeto produzido e idealizado pela Tanguera Estudio de Danza, tradicional espaço de danças da cidade, vem oferecendo atividades de formação e master na Tanguera.

Encerrando as atividades, dia 16 de abril, haverá um espetáculo com todos os artistas presentes numa jam session, onde sapateadores e músicos promovem uma confluência de estilos ao público participante. Essa apresentação, no Teatro Hebraica (Rua General João Telles, 508 - 1º andar - Bom Fim, Porto Alegre), será seguida de uma mesa redonda mediada por Airton Tomazzoni.


Orquestra de Câmara da Ulbra abre temporada 2023

Neste domingo (2), às 19h, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico, que há 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), em Porto Alegre. A entrada é franca.

Para a apresentação de abertura da temporada 2023, o maestro Tiago Flores escolheu um repertório com serenatas de W. A. Mozart, Edward Elgar e P.Tchaikowsky. O concerto terá a participação de Jorge Matte, ao tímpano.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira