Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 6 até 12 de abril

No feriado de Páscoa, a capital gaúcha terá opções para quem quer curtir teatro, cinema e oficinas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
64ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz começa ás 14h30, na Igreja São José do Murialdo (Rua Vidal de Negreiros, 550). - Foto: Jorge Leão

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


64ª  Edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz

Nesta Sexta-feira Santa (7), acontece a 64ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz. Às 14h30 haverá uma missa na Igreja São José do Murialdo (Rua Vidal de Negreiros, 550), alinhada com a Campanha da Fraternidade 2023, cuja temática é “Fraternidade e Fome”.

Às 15h30 inicia-se a encenação teatral em frente à Paróquia, seguida pela procissão até o alto do Morro da Cruz, onde ocorre a encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo e sua ressurreição. Além de vários artistas profissionais, o elenco contará com moradores da comunidade caracterizados como soldados romanos e habitantes da Palestina. Dentre as atrações está a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre.

A realização é da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, em parceria com a Paróquia São José do Murialdo. A Direção de Produção é de Mari Vieira da Cultura em Cena.


A 64ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz começa na Igreja São José do Murialdo, seguida pela procissão até o alto do Morro da Cruz / Foto: Jorge Leão


Tem teatro e oficina no bairro Pitinga com o Levanta FavelA

A esquina das ruas Armando Pedro da Rosa com a Walther Schneider, no bairro Pitinga, na capital gaúcha, será palco, neste domingo (9), às 16h, de mais uma apresentação do espetáculo de rua "Maria, Suas Filhas e Seus Filhos", com o grupo Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA.

No sábado (8), às 16h, no Salão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), acontece a oficina de teatro de rua, com entrada franca. Interessados/as a partir de 13 anos podem se inscrever no local (Rua Armando Pedro da Rosa, 221).

A iniciativa consiste de apresentações teatrais e oficinas de teatro de rua em seis diferentes bairros de Porto Alegre, entre março e abril. A próxima e última atividade se dará no Bairro Lami, nos dia 15 (oficina) e 16  de abril (apresentação).


Espetáculos e oficinas na Zona Cultural em março e abril

Mais novo centro cultural de Porto Alegre totalmente gerenciado por artistas, a Zona Cultural tem uma programação de espetáculos e oficinas até o final de maio. Estarão em cartaz as montagens teatrais "Cabaré da Mulher Braba", e "Cabaré do Amor Rasgado", da  Cia. Rústica, "Espera" (Cia. Incomode-Te) e a penha flamenca "Noche Del Puerto" (Coletivo Andrea Del Puerto).

Para quem busca uma imersão no universo das artes cênicas, estão programadas a primeira oficina de montagem do premiado grupo Máscara em Cena e aulas de dança a dois com Robson Porto. Todas as atividades serão desenvolvidas na Zona Cultural (Avenida Alberto Bins, 900, Centro Histórico). Outras informações podem ser obtidas pelas redes sociais.


Estreia no CineBancários o filme "Rio, Negro"

O filme "Rio, Negro" estreia na sessão das 15h, nessa quinta-feira (6), no CineBancários. O documentário traz um olhar possível para a história do Rio de Janeiro, assentado na presença e contribuição da população negra de origem africana na formação da cidade. A partir de entrevistas e amplo material de arquivo, a narrativa busca desvelar como a população negra forjou trajetórias individuais e laços comunitários em uma cidade-diáspora marcada pelas disputas em torno do projeto civilizatório das elites brancas.

O documentário confere centralidade a esse debate, articulando o ideário racista, a transferência da capital para Brasília e suas consequências político-institucionais para o Rio de Janeiro e para todo o Brasil. Além deste, na sessão das 17h, o CineBancários exibe "Noites Alienígenas" e, às 19h, "Memória Sufocada".

O Cine Bancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


Memória Sufocada segue em cartaz na Cinemateca Paulo Amorim

Segue em exibição até o dia 12 de abril na Sala Eduardo Hirtz o documentário "Memória Sufocada", na sessão das 14h30.

Sinopse: "O Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015) é o único militar condenado como torturador durante a ditadura. Apesar disso, atualmente, ele é exaltado como um herói por alguns setores da sociedade. A partir de materiais disponíveis na internet, entre depoimentos e arquivos diversos, o diretor constrói a história deste personagem e propõe uma reflexão sobre a memória da ditadura no Brasil".

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Gravura Galeria de Arte abre programação de oficinas em abril

A Gravura Galeria de Arte oferece quatro opções de cursos durante o mês de abril. As inscrições são feitas através do e-mail  [email protected], ou pelo telefone (51) 3333-1946 ou Whatsapp (51) 99718-9258.

As vagas são limitadas. A Gravura fica na rua Coronel Corte Real, 647, Petrópolis, Porto Alegre. Mais informações no site

Além das atividades contínuas de desenho e pintura com os professores Rodrigo Corrêa e Stella Copstein que seguem durante todo o ano, estarão disponíveis as oficinas de arte "Pintura Contemporânea" com Ana Zavadil, "Collage ao alcance das mãos" com Gladys Neves e "O livro de artista como invenção" com Alexandra Eckert.


Cinemateca Capitólio

A Cinemateca Capitólio está com uma programação especial durante todos os dias do feriado com filmes antigos e clássicos remasterizados. Algumas sessões são gratuitas outras com ingresso a R$ 10. A programação completa está disponível no site.

Além disso, estão abertas as inscrições para a estreia do documentário "Lupicínio Rodrigues - Confissões de um Sofredor". A sessão será exclusiva e gratuita para professores das redes estadual e municipal, no dia 15 de abril, às 9h. Interessados devem se inscrever pela internet.

A atividade faz parte das comemorações de 15 anos de aniversário do Programa de Alfabetização Audiovisual. Iniciativa pioneira na formação de público no Rio Grande do Sul, o programa tem a trajetória marcada pelo apoio dos professores e professoras gaúchos.

A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira